BLOG DE CARLOS CAVALCANTI: CURIOSIDADES SOBRE A AMAZÔNIA

Marcadores

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CURIOSIDADES SOBRE A AMAZÔNIA


Curiosidades da Amazônia

A maior floresta tropical do Planeta, a Amazônia sul-americana, corresponde a 2/5 da América do Sul e a Metade do Brasil.
Suruacá
*A maior floresta tropical do Planeta, a Amazônia sul-americana, corresponde a 2/5 da América do Sul e a Metade do Brasil.

*Um hectare da floresta amazônica tem mais espécies que toda América do Norte e em uma só se suas árvores vivem mais espécies de formigas que em toda a Inglaterra.

*Num único dia, o Amazonas despeja no Oceano Atlântico mais água do que toda a vazão do Rio Tâmisa, em Londres, durante um ano inteiro. Só a Bacia do Rio Negro, um dos afluentes do Amazonas, tem mais água doce do que toda a Europa.

*O volume de terra que o Rio Amazonas joga no mar é tão grande que, graças a esses sedimentos, o litoral da Guiana Francesa e do Amapá está crescendo. Esse crescimento, ainda não medido, já aparece em imagens de satélites.

*A Ilha de Marajó é na verdade um arquipélago. O número exato de ilhas ninguém conseguiu ainda contar, mas é de pelo menos 2.000. Ocupam uma área de 50.000 km², maior que a Suiça.

*Ao contrário do que se pode imaginar, os rios mais feios da Amazônia, os de água barrenta, são os mais generosos para a vida na região. Carregam sedimentos que arrancam da Cordilheira dos Andes e de outras regiões por onde passam. Na enchente, depositam no solo esses sedimentos, adubando km nas vizinhanças do rio. Ali, as plantas nascem viçosas quando as águas baixam. Esses rios também têm mais peixes.

*Os rios escuros, como o Negro, são muito mais bonitos, mas a água é ácida e pobre em nutrientes. Apenas 5% dos peixes vendidos em Manaus vêm do Rio Negro, que banha a cidade.

*O maior camarão de água doce do mundo vive na Amazônia. Também encontrado em alguns rios do Nordeste, chega a medir 48 cm da cauda à ponta das garras. Existem pelo menos trinta espécies de camarões e outras trinta de caranguejos na Bacia Amazônica.

*Vive na Amazônia a maior mariposa do mundo, a Imperador. Tem 30 cm de envergadura – tamanho igual ao de duas canetas esferográficas.

*Tubarões e outros peixes do mar entram com certa regularidade no Amazonas. Eles não se reproduzem na água doce, mas conseguem se dar relativamente bem. Tubarões já foram pescados até em Iquitos, no Peru, uns 4.000 km rio acima.

*Das 483 espécies de mamíferos existentes no Brasil, 324 vivem na Amazônia (67%). Das 141 espécies de morcegos, 125 voam também na Amazônia.

*Com 30 milhões de espécies, os insetos formam o maior grupo de seres vivos na terra, sem levar em conta bactérias e microrganismos. Na Amazônia está um 1/3 deles.

*Quem não gosta de répteis precisa saber: há 300 espécies desses animais na Amazônia, de cobras a lagartos.

*O nome Amazonas foi dado pelo frei Gaspar de Carvajal, o primeiro cronista europeu a viajar pelo rio, durante a expedição de Francisco de Orellana, na primeira metade do século XVI. O frei afirmou que sua embarcação foi atacada por mulheres que, como na mitologia grega das amazonas, pretendiam escravizar os homens para procriar antes de matá-los.

*As mais antigas evidências arqueológicas da existência humana na Amazônia são de, pelo menos, 12.000 anos atrás.

*Os índios brasileiros, que eram 6 milhões na época do descobrimento, hoje são 300.000. Enquanto a população total do Brasil cresceu 27 vezes, a dos índios diminuiu vinte. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia em torno de 1.300 línguas indígenas no país. Restaram 170.

*Dois em cada três índios brasileiros vivem nas reservas indígenas da Amazônia. São 170.000 pessoas em um território equivalente à quase três Alemanhas. Só os 8.200 ianomâmis ocupam uma área de 94.000 km², maior que a área de Portugal. Cada índio brasileiro hoje possui em média 3,6 km², mais de duas vezes o Parque do Ibirapuera, SP. No total, é dos índios quase 12% do território nacional.

*Durante o ciclo da borracha (1879-1912), a Amazônia foi responsável por quase 40% das exportações brasileiras. Manaus era a capital mundial da venda de diamantes, e o seu teatro, com 681 lugares, foi construído na Europa e trazido de navio para ser montado no Brasil. Sob o calor de 40 graus, os ricaços usavam terno, gravata-borboleta e colete, imitando os ingleses. As mulheres vestiam-se com modelos parisienses.

*Graças à borracha, nos primeiros anos deste século a Amazônia teve uma renda per capita duas vezes superior à da região produtora de café – São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A riqueza acabou quando ingleses levaram as mudas de seringais para a Malásia, até hoje líder mundial na produção de borracha natural.

*A primeira megaobra na Amazônia foi a estrada de ferro Madeira-Mamoré, em Rondônia. Era parte do preço pego pelo Brasil à Bolívia pela compra do então território do Acre. Serviria para escoar produtos bolivianos, mas foi um fracasso. Durante a construção, entre 1907 e 1912, mais de 6.000 operários morreram de malária – um morto por dormente da ferrovia, como se dizia na época. Hoje dos 366 km construídos, apenas 07 km de trilhos continuam em operação.

*O peixe que viaja o diâmetro da lua – Um grande predador, o piramutaba sai da foz do Amazonas e cruza o Brasil rio acima para desovar.. Só no percurso de ida, viaja de 3.000 a 3.500 km todos os anos – distância equivalente ao diâmetro da lua. Tem uma espécie de couro no lugar de escamas e é o peixe mais exportado da região amazônica. O maior comprador é o Japão.
Fonte: Suruacá- Dailon Alves


 CURIOSIDADES SOBRE A AMAZÔNIA -  MAIOR FLORESTA DO MUNDO





Antes de ser batizado de Rio Amazonas, o maior rio brasileiro era chamado pelos indígenas de Rio Icamiabas. O detalhe é que Icamiabas designava as mulheres que viviam sem homens, como as míticas amazonas.

O Rio Amazonas despeja no Oceano Atlântico num único dia mais água do quo o Rio Tâmisa em um ano. Um dos afluentes do Amazonas, o Rio Negro possui mais água do que toda a água doce da Europa.

Só para se ter uma idéia quantidade de água doce despejada no Atlântico pelo Amazonas: a salinidade do mar é mais baixa do que o normal até 150 Km mar adentro.

Imagens de satélites mostram o crescimento do litoral da Guiana Francesa e do estado do Amapá, no Brasil. A explicação está na quantidade de sedimentos despejados no Oceano Atlântico pelo Rio Amazonas.

Os rios escuros como o Rio Negro são mais bonitos, mas possuem uma água mais ácida e pobre em nutrientes. Por isso, apenas 5% dos peixes comercializados em Manaus vêm do Rio Negro.

Nas cheias, o Rio Amazonas podem medir 50 Km de uma margem a outra.

Ao contrário do que se propaga por aí, o Rio Amazonas é o mais extenso do mundo, não o Nilo. O Amazonas supera o Nilo em 140 Km.

Entre os afluentes do Amazonas estão alguns rios bem conhecidos dos brasileiros, entre os quais o Negro, o Purus, o Madeira, o Tapajós, o Xingu, o Javari, o Solimões e o Jari.

A primeira expedição que subiu o Rio Amazona foi empreendida pelo português Pedro Teixeira, um dos fundadores de Belém do Pará.

É possível encontrar tubarões e outros peixes do mar no Rio Amazonas. Tubarões já foram vistos 400 Km rio acima.

A Ilha de Marajó não é uma ilha, mas um arquipélago com cerca de 2 mil ilhas. A área de Marajó é maior do que a Suiça.

O maior arquipélago fluvial do mundo é de Mamirauá, no leito do Rio Negro. Acredite se quiser, mas Mamirauá é formado por mais de 700 ilhas.

O segundo arquipélago de água doce do mundo fica no Amazonas e se chama Anavilhanas. Localizado no estado do Amazonas, o Arquipélago de Anavilhanas é formado por cerca de 400 ilhas.

O maior peixe de água doce do mundo é o Pirarucu, uma espécie típica do Amazonas. Um pirarucu é capaz de atingir até 2,5 metros de comprimento e pesar 250 quilos.

Embora possua 60% de sua cobertura em terras brasileiras, a floresta amazônia se estende por vários países sul-americanos: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Equador.

Das 483 espécies de mamíferos brasileiros, 324 vivem na Amazônia. Para se ter uma idéia, das 141 espécies de morcegos, 125 voam na região. A Amazônia também possui um terço dos insetos da Terra.

Com cerca de 1.622 espécies, a Amazônia abriga metade das aves conhecidas do mundo.

Existem na Amazônia 468 espécies de répteis e 517 de anfíbios.

A maior parte dos animais da Amazônia pertencem a espécies que habitam a copa das árvores.

O menor primata do mundo, o sagui-leãozinho, é nativo da Amazônia. Ele tem 15 cm e pesa apenas 130 gramas.

Dois em cada três índios brasileiros vivem nas reservas indígenas da região amazônica.

Ainda existem tribos indígenas isoladas na região amazônica. Embora cada vez mais raras, algumas nunca tiveram contato com o homem branco.

Criado em 1986, o Parque Nacional do Jaú é o terceiro maior parque de floresta tropical do planeta. Só para se ter uma idéias das suas dimensões, o Jaú ocupa uma área maior do que a do estado de Sergipe (22.720 Km2).

A cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, recebeu esse nome em homenagem à nação indígena dos Manaós.

Belém é conhecida como a cidade das mangueiras. A quantidade de mangueiras impressiona quem vem de fora. Interessante é que a maior parte dos automóveis da capital do Pará tem ou teve a lataria amassada por alguma manga que despencou da sua árvore.

Curiosidades

 .  A vazão do Amazonas corresponde a 20% da vazão conjunta de todos os rios da terra.

 . O maior peixe de água doce do mundo é encontrado no Amazonas. Trata-se do pirarucu, que atinge até 2,5 metros de comprimento, pesando 250 quilos.

 . Aproximadamente 15% da floresta amazônica original já foi destruída e o Governo estima que esse percentual chegue a 25% até 2020.

  . O Parque Nacional do Jaú, criado em 1986, é o terceiro maior parque de floresta tropical do mundo, com área total superior à do estado de Sergipe (22.720 km2).

 . Os métodos tradicionais de extração de madeira causam grande desperdício de árvores com valor comercial para cada árvore extraída. O manejo florestal reduz a perda em quase 50%.

 . A regeneração da floresta é mais rápida nas áreas manejadas; há evidências de que o manejo reduz pela metade o tempo necessário para uma segunda extração em florestas já exploradas.

 . A vitória-régia (victoria amazonica) é um dos símbolos da Amazônia. Algumas chegam a medir 2 metros de diâmetro.

 . O maior animal da Amazônia é o peixe-boi, que pode atingir o peso de meia tonelada, com 3 metros de comprimento.

 .  A sucuri da Amazônia chega a medir 10 metros de comprimento.

 . Em comparação com os demais biomas brasileiros, a Amazônia é o que detém o maior número de áreas de proteção integral (26) e também o maior percentual de florestas oficialmente protegidas (3,2% da área total do bioma). No entanto, apenas 0,38% da área dos parques e reservas hoje existentes na Amazônia está minimamente protegida de fato, pois não foram implementados ou encontram-se muito próximos a cidades.
Fonte:http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira

A Amazônia é dos Americanos?

Amazônia Sonho AmericanoO sonho dos americanos é possuir um pedaço de terra na Floresta Amazônica. Nos anos 20, Henry Ford querendo fugir da dominação dos ingleses sobre a borracha foi para a Amazônia. Na construção de casas com estilo faroeste e bairros com a cara de Hollywood, foi um projeto que fracassou devido sua falta de conhecimento.
O local foi chamado de Fordlândia e era um ideal para Ford, pois além de querer criar uma base produtora de borracha no Brasil, ele queria uma sociedade saudável aos moldes amazônicos, ou seja, ele ficaria livre de toda aquela elite que ele abominava. Nenhum tipo de especialista no plantio de seringueira estava no local para averiguar os insucessos que ocorreram logo quando Ford iniciou os seus projetos.
As casas construídas eram quentes e ótimas para quem morava nos EUA, mas na Amazônia não provocou o mesmo resultado. Foram construídas às margens do Rio Tapajós, e esse sonho acabou atraindo pragas, queimadas e desmatamentos no local, lixo, doenças e rebeliões.
Outros relatos de intervenções dos EUA na Amazônia 
Já em 1995, os EUA decidiu que ameaças aos direitos humanos e ao meio ambiente em qualquer parte do mundo poderiam sofrer qualquer tipo de intervenção militar das suas forças armadas. Essa cobiça internacional vem de muito tempo.
Em 1998, no programa Bom Dia Brasil da TV Globo, um general do alto escalão, Patrick Hughes dos EUA defendeu a intervenção dos americanos na Amazônia, segundo ele, se o Brasil fizesse qualquer coisa com a Amazônia que prejudicasse o ambiente dos EUA, eles estariam prontos para  interromper qualquer atividade que os brasileiros estivessem fazendo. Na verdade, devido a variedade de recursos existentes na floresta muitos países se interessam pela internacionalização dos recursos naturais.

Em 2000, Cristovam Buarque (PDT-DF), senador do Distrito Federal, participou de um debate no Hotel Hilton, em Nova York e mostrou o que pensava sobre a internacionalização da Amazônia:
       “Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que aslamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil. 
 
       Nos seus debates, os atuais candidatos a presidência dos EUA tem defendido a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir a escola. 
 
       Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro. 
 
       Ainda mais do que merece a Amazônia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quandodeveriam viver. 
 
       Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa!”.


Trechos da Matéria publicada pelos Jornais o Globo e Correio Brasiliense.

Para muitos isto é um mito porque a verdadeira internacionalização já ocorreu no passado e ainda hoje presenciamos isto com a biopirataria. O The New York Times em debate também considerou a Floresta Amazônica um patrimônio mundial. Já em, 2008, Carlos Minc, em entrevista com a Revista Abril, contribuiu com sua opinião, que ele também considera Paris e Nova York um patrimônio mundial.
Assim foi criado o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) que reune os países: Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Esse tratado reconhece as fronteiras da Amazônia pertencentes a cada território e promove o desenvolvimento sustentável para equilíbrio do meio ambiente. Assim, para fortalecer o tratado e defender a Amazônia, originou-se oficialmente a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). 
 Pulmão do Mundo: Sim ou Não?
A ideia que todos têm de nomear a Floresta Amazônica como pulmão do mundo é que ela purificaria o ar, funcionando com a tranformação do gás carbônico em oxigênio, mas observamos que essa definição é errada. Apesar disso, existem áreas da floresta que exercem grande influência sobre o clima do planeta. 

Segundo especialistas, a Amazônia não é considerada o pulmão do mundo como muitos acreditam. 
Philip Fearnside, ecologista do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), diz que a floresta está em equilíbrio. Se desmatarmos a Amazônia e a destruirmos poderíamos desregular o regime de chuvas e agravar o aquecimento global, assim como acontece atualmente.
Não se sabe de onde surgiu esta expressão, mas Fearnside diz que: "O pulmão não supre o oxigênio, ele tira". A Floresta Amazônica estaria em estado de “clímax ecológico” e toda matéria viva da região é utilizada por outros organismo para o metabolismo, produzindo dióxido de carbono. O oxigênio produzido pela floresta amazônica é absorvido por ela mesma, ou seja, durante o dia a floresta produz quantidades expressivas de oxigênio, através do processo de fotossíntese, mas, os vegetais e outros organismos passam 24 horas por dia respirando este oxigênio produzido.
A Carne Legal

Carne legal é um progrCarne Alfaceama criado, em 2010, pelo Ministério Público Federal e outros órgãos de fiscalização, que trabalham contra aatividade pecuária ilegal que gera o desmatamento na Floresta Amazônica e a degradação social. Eles agem punindo fazendas e frigoríficos que desobedecem a legislação.
Assim, supermercados também eram advertidos quanto ao uso de carne bovina sem comprovação. Eles também estariam contribuindo para os crimes ambientais. O objetivo do programa é garantir que não haverá mais áreas desmatadas e degradação social com a atividade pecuária, tornando a carne bovina de usosustentável.

Com isso,  o documentário "Virando o jogo" 
foi criado pelo Ministério Público Federal mostrando que a pecuária pode ser feita de maneira correta e sustentável.  Ele retrata toda a história do processo de colonização da Amazônia, a luta para interromper o desmatamento idealizada por Chico Mendes (líder sindical e seringueiro morto em 1988) e a defesa  da Floresta pelo Ministério Público Federal e órgãos federais e estaduais ambientais e de monitoramento.
Madeiras com Certificação Florestal

A exploração predatória da madeira é considerada um risco para o meio ambiente. Muitas vezes, não estamos dispostos a pagar por uma madeira ecologicamente correta. A maior parte da destruição das florestas é devido a agricultura e a pecuária, por contribuírem com a degradação do solo, contudo, o corte inadequado por madeireiros acaba ocasionando um impacto ambiental.

madeira legal, que é uma madeira especial com certificação florestal, possui grandes características:
  • recurso renovável - se cultivadas podem ser um recurso em renovação constante.
  • biodegradável - ajuda a fertilizar o solo em sua decomposição.
  • reciclável e reutilizável - consome pouca energia na hora da produção.
  • captura de CO² - armazena o dióxido de carbono.
  • isolante - contribui para o aquecimento ou esfriamento de uma casa.
  • gera empregos - estima-se que no Brasil há 6,5 milhões de pessoas empregadas no setor florestal.

Este programa foi criado pelo governo do Estado de São Paulo, o setor de construção civil e demais órgãos com o objetivo de incentivar o uso de madeira com certificação. Esta madeira deve seguir todos os requisitos listados por lei e ainda ser autorizada por órgãos ambientais. Além disso essa madeira contribui com o desenvolvimento sustentável, ou seja, uma forma de crescimento capaz de atender as necessidades das gerações atuais e futuras, de forma a não esgotar os recursos naturais existentes.

O Madeira Legal oferece mecanismos de controle (sistema DOF, uma ferramenta eletrônica  federal que monitora e controla todas as etapas de produção relacionadas aos recursos florestais) e incentivo ao uso de madeira certificada (as empresas cadastradas no programa se comprometem mais com o meio ambiente, terão a documentação que comprova a comercialização de madeira, assim como o Selo de madeira Legal que dará destaque a empresa  que se preocupa com o ambiente, entre outras vantagens), assim como realiza pesquisas e desenvolvimento de produtos adequados a construção civil.

Essas são algumas das ações que os governos buscam para diminuir o impacto causado sobre a Floresta Amazônica e defesa da mesma.

Floresta Amazônica
        CURIOSIDADES 
2/12
Muito rico em águas a Floresta Amazônica apresenta vários lagos, inclusive com formações curiosas com esta semelhante a um coração
 O Brasil tem a maior variedade de sapos do mundo, grande parte deles na Floresta Amazônica. O cururu mede 30 centímetros (quatro vezes mais o tamanho de um canário) e pesa mais de 1 quilo.

O Maior camarão de água doce - Vive na Amazônia. Também encontrado em alguns rios do Nordeste, chega a medir 48 centímetros da cauda à ponta das garras.

O Menor Macaco do Mundo - O sagüi-leãozinho, (Cebuella pygmaea) é do tamanho de uma escova de dentes e pesa 107 a 141 gramas. É o menor macaco sulamericano, com registro, inclusive, no Guiness Book. Habita as áreas de floresta pluvial da Amazônia e países vizinhos, onde o casal e suas crias vivem em grupos pequenos.

Das 483 espécies de mamíferos existentes no Brasil, 324 vivem na Floresta Amazônica (67%). Das 141 espécies de morcegos, 125 voam por lá.

Das 75 espécies de primatas que vivem no Brasil, 58 saltam pelos galhos da Floresta Amazônica. Um dos mais conhecidos, o macaco-barrigudo, é usado como mascote por índios e caboclos ribeirinhos.
Animal com o menor cérebro - A preguiça, espécie típica da Amazônia, tem o cérebro do tamanho de uma azeitona. Proporcionalmente ao tamanho do corpo, é um dos animais com o menor cérebro em todo o mundo. Explicação dos zoólogos: como se alimenta só de folhas, ela não precisaria de mais que isso para encontrar comida.
Fonte: sitedecuriosidades.com

Um comentário:

  1. boa noite, essa foto da amazonia em formato coraçÃo pertence ao senhor ?

    ResponderExcluir