AS 20 MELHORES FOTOS ANTIGAS DE NATAL-RN (MUITAS VOCÊ NUNCA VIU)
Você já deve ter visto muitas fotos antigas de Natal por aí, mas será que já viu uma coletânea das melhores de todos os tempos?
Vale muito a pena vislumbrar todas elas, uma por uma, calmamente, afinal são registros épicos surpreendentes.
Embarque neste túnel do tempo e boa viagem!
(ah, essas fotos merecem ser vistas em tamanho maior né? É só clicar encima delas!)
Ponta Negra nos anos 80.
_
_
Colégio Winston Churchill em 1973. Av. Rio Branco.
_
Rua João Pessoa e o Grande Ponto em 1941. Dá uma olhada nesse semáforo com “guarda-sol” sensacional!
_
Foto da Via Costeira ainda em construção em Novembro de 1979. Detalhe: nenhum hotel na praia. Enviada por Maxwell Oliveira.
_
Foto da Praia de Ponta Negra e o Morro do Careca em 1959. Enviada por Eldanira Souto, filha do autor da foto o Sr. José Souto.
_
Morro do careca em ângulo inverso de quem está no morro. Detalhe para a praia de Ponta Negra sem prédios. Foto de Netto Fotografias. Enviada por Carmem Daniella Spínola.
_
Antiga fábrica da SORIEDEM, atual Via Direta, bairro do Mirassol. O ano é 1977. O terreno abaixo, na frente da fábrica virou um condomínio chamado Chacon e ao lado o terreno que iria ser o Natal Shopping. Contribuição de Thiago Azevedo.
_
Bosque dos Namorados [atual Parque das Dunas] em 1980.
_
Fábrica da SAM’S no cruzamento da Av. Salgado Filho com a Amintas Barros. Foto de meados dos anos 70. O cheiro dos doces ao redor da fábrica ainda estão na sua memória?
_
_
Av. Prudente de Morais por volta de 1975. O local que você está vendo na foto é onde atualmente é o complexo viário próximo ao Arena das Dunas (Dom Eugênio Sales). Do lado esquerdo era o antigo Castelão, e a subida para Candelária ao fundo. Foto: acervo do “A República”.
_
O Baldo e a subida da Av. Deodoro da Fonseca em 1972.
_
Alto do Morro do Careca entre a década de 40/50. Foto do acervo pessoal do Leandro Menezes.
_
Chegada de Hidroavião no Rio Potengi em 1941 na Rampa.
_
Antigo Hotel Reis Magos, Praia do Meio, Natal/RN
_
Do tempo em que era permitido subir no Morro do Careca em Ponta Negra. Foto enviada por Íris Ciríaco.
_
Supermercado Nordestão do Alecrim em 1975 em época Natalina. Foto enviada por Nelma Leonardi.
_
Imagem registrada em 1959 da Praia de Ponta Negra. Na foto pescadores e veranistas fazem um arrastão. Ao fundo o Moro do Careca e a casa dos padres pertencente a arquidiocese de Natal. Registrada pelo Sr. José Correia Souto. Enviada por Eldanira C. Souto.
_
Foto de 1961 da Praia de Ponta Negra e a vista do Morro do Careca. Enviada por Igor Freire sendo o autor da foto o seu avô Nadelson Freire. Detalhe para as placas dos carros que ainda não tinham letras.
Fonte: https://curiozzzo.com/2015/07/08/
Turistas estão satisfeitos e indicam Natal aos amigos
Roberto Lucena
repórter
Mais de 97% dos turistas que visitam Natal ficam satisfeitos com a viagem e a maioria pretende retornar à cidade em outra ocasião. Além de aprovar a cidade, o visitante indica o destino aos amigos e familiares que pretendem viajar. Os dados são de uma pesquisa contratada pela Associação Brasileira de Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH-RN) divulgada ontem.
Júnior SantosPraia de Ponta Negra: apesar de dificuldades na cidade, o turista vai embora satisfeito com a viagem, aponta pesquisa da Consult
Para o presidente da associação, Habib Chalita, os números revelam que, “apesar de infraestrutura inadequada e divulgação do destino precária”, os turistas começam a perceber mudanças na cidade. “Os dados mostram o turista deslumbrando com uma cidade que retoma o cuidado com a limpeza, iluminação, mas que ainda necessita de equipamentos e alternativas para alavancar ainda mais o setor do turismo”, explicou.
A pesquisa foi realizada entre 20 e 25 de novembro e foram ouvidos 300 turistas em diferentes pontos da cidade. Apenas visitantes que estavam há pelo menos três dias em Natal foram entrevistados. De acordo com o diretor da Consul Pesquisa – órgão responsável pela coleta de dados –, Paulo de Tarso, o filtro foi usado para que os dados mostrassem o que pensa o turista que foi a restaurantes e fez outros passeios. “Com três ou quatro dias, o turista já foi a algum restaurante, já passeou de bugue. Queríamos saber como esse turista avaliava nossas atrações”, explicou.
Tarso ressaltou que a pesquisa foi aplicada num momento de grandes dificuldades administrativas tanto no âmbito municipal como estadual. “A atual administração ainda não conseguiu melhorar a situação da cidade deixada pela administração passada. A administração estadual também tem problemas. Tudo isso reflete no desenvolvimento da cidade, principalmente no que diz respeito à infraestrutura e falta de apoio ao turismo”, citou.
Satisfação
Apesar das dificuldades e a aparente falta de condições urbanas para receber o turista – toma-se como exemplo o calçadão de Ponta Negra –, o turista que aqui chega vai embora satisfeito com a viagem. A pesquisa mostra que 97,67% dos entrevistados afirma que acertou ao escolher Natal como destino. Apenas 2% diz que deveria ter escolhido outra cidade e 0,33% não sabe responder.
Além disso, 90,67% querem voltar à cidade em outra oportunidade. Apenas 3,67% dizem não querer retornar, 4,33% têm dúvidas e 1,33% não sabem responder.
A pesquisa questionou ao turista quanto à responsabilidade de transformar Natal em uma cidade mais agradável e melhor. A maioria (38,7%) afirma que todos (a sociedade) são responsáveis. Para 23,3%, a responsabilidade é da Prefeitura. 21,3% apontam os empresários do setor turístico como responsáveis e o Governo do Estado foi apontado por 14,3% dos entrevistados.
Propaganda boca a boca é o que mais atrai os visitantes
A maioria dos turistas ouvidos na pesquisa diz que escolheu Natal após a indicação de amigos. Para 44% dos entrevistados, as referências de pessoas próximas foram decisivas na definição do destino. Indicações de agências de viagem foram decisivas para 16,3%. Outro dado corrobora com o discurso dos empresários do setor sobre a falta de divulgação da cidade. Pouco mais de 15% dos entrevistados escolheu Natal após ver alguma propaganda da cidade.
Para Habib Chalita, Natal não é propagada através da mídia. “A pesquisa mostra que a propaganda boca a boca ainda é a responsável pela vinda dos turistas para a cidade. O turista não é atingido pela mídia”, diz.
Para Paulo de Tarso, da Consult, o resultado mostra a importância do empresariado do setor hoteleiro e turístico da cidade. “Está claro que são os empresários do setor os responsáveis pela permanência dos turistas. Se não há estrutura adequada, nem investimento na divulgação, o empresário é quem salva”.
A beleza das praias e simpatia dos natalenses foram apontadas, pelos entrevistados, como principais pontos positivos da cidade. O casal de turistas Marli e Daniel Pracchi, que estava ontem em Ponta Negra, confirma. “Já estivemos aqui antes. Gosto de Natal. Sempre que possível, irei retornar”, disse Marli.
Joana LimaMarli e Daniel Pracchi: intenção de voltar a Natal outras vezes
Para Habib Chalita, Natal não é propagada através da mídia. “A pesquisa mostra que a propaganda boca a boca ainda é a responsável pela vinda dos turistas para a cidade. O turista não é atingido pela mídia”, diz.
Para Paulo de Tarso, da Consult, o resultado mostra a importância do empresariado do setor hoteleiro e turístico da cidade. “Está claro que são os empresários do setor os responsáveis pela permanência dos turistas. Se não há estrutura adequada, nem investimento na divulgação, o empresário é quem salva”.
A beleza das praias e simpatia dos natalenses foram apontadas, pelos entrevistados, como principais pontos positivos da cidade. O casal de turistas Marli e Daniel Pracchi, que estava ontem em Ponta Negra, confirma. “Já estivemos aqui antes. Gosto de Natal. Sempre que possível, irei retornar”, disse Marli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário