BLOG DE CARLOS CAVALCANTI: PIRAMIDES

Marcadores

domingo, 20 de novembro de 2016

PIRAMIDES

18 FATOS MUITO CURIOSOS SOBRE AS PIRÂMIDES DO EGITO





Pyramids of Giza
Os egípcios não foram os únicos a construir pirâmides. Existem pirâmides em vários países – Sudão, México, Guatemala, Peru, Grécia e China –, construídas pelas mais diversas civilizações. As mais famosas fora do Egito são as pirâmides maias, localizadas no México e na Guatemala.
Existem cerca de 110 pirâmides conhecidas no Egito. O país com o maior número de construções desse tipo, no entanto, é provavelmente o vizinho Sudão – chamado na antiguidade de Núbia –, com cerca de 220 pirâmides.
Ao contrário do que se imagina, a palavra pirâmide não provém da antiga língua egípcia. Ela foi formada a partir das palavras gregas “pyra” (que significa luz, fogo) e “midos” (cujo significado é medidas).
Por que os três grandes – e mais famosos, devemos reconhecer – monumentos são chamados de pirâmides de Gizé? Por estarem localizados no planalto de Gizé, na periferia do Cairo, capital do moderno Egito. Gizé é também uma cidade da região metropolitana da Grande Cairo.
Queóps, Quéfren e Miquerinos foram pai, filho e neto.
A mais famosa pirâmide egípcia é a de Khufu – ou Quéops, seu nome em grego. Construída em 2 550 a. C., ela é a única das Setes Maravilhas do Mundo antigo que permanece de pé.
A grande pirâmide foi por mais 2 000 anos a maior construção do mundo. Só foi superada em 1 311 com a construção da catedral de Lincoln, na Inglaterra.
A pirâmide de Khufu possui 230 metros de comprimento de cada lado e 146 metros de altura. Ela pesa 5 milhões de toneladas.
Você teria que caminhar cerca de 1 quilômetro para dar a volta na grande pirâmide. Se tentasse ir ao topo, escalaria uma altura equivalente a um edifício de 40 andares.
A pirâmide esconde um complexo sistema de labirintos, alguns muitos estreitos. Existem também diversas câmaras sem saída. Acredita-se que poderão haver outras galerias desconhecidas.
O tamanho dos blocos da grande pirâmide varia bastante, mas a média é de 2,5 toneladas. O maior bloco pesa 80 toneladas. Ao todo, foram usados 2,3 milhões de blocos na construção.
O granito utilizado na decoração da câmara do rei – ou seja, do local onde ele foi sepultado –, foi extraído da pedreira de Assuã, a 800 quilômetros do local onde a pirâmide foi erguida.
Não deve ter sido fácil transportar blocos de 2,5 toneladas até a grande pirâmide. Os egípcios, no entanto, tinham um truque só recentemente descoberto pela ciência. Eles transportavam os blocos em trenós. A frente curva do trenó diminuía o atrito com a areia do deserto, que era molhada para facilitar o seu deslizamento.
As grandes pirâmides não foram erguidas por escravos, mas por trabalhadores livres. Evidências colhidas nas proximidades desses monumentos indicam que elas foram construídas por 10 mil pessoas, que recebiam 21 vacas e 23 cordeiros diariamente para as suas refeições. O pagamento era feito com pão e cerveja.
Não se sabe ainda de quem é o rosto da esfinge localizada a poucos metros do complexo piramidal, mas é cada vez maior o consenso de que seja do faraó Queóps.
Ninguém sabe quem destruiu o nariz da esfinge. Algumas lendas dizem que ele teria sido arrancado por balas de canhão da artilharia de Napoleão, ou também por tropas britânicas.
Todas as pirâmides do Egito foram erguidas na margem oeste do Rio Nilo, na mesma direção do sol poente. Os egípcios acreditavam que os faraós se juntariam ao Sol ao serem enterrados daquele lado. Para eles, o Sol representava uma divindade chamada Rá.
Algumas pessoas acreditam que, em virtude da complexidade e tempo exigidos na construção, as pirâmides foram erguidas com o auxílio de alienígenas. É o caso do ufólogo suíço Erick Von Däniken, que propagava que não só as grandes pirâmides, mas muitos monumentos da antiguidade tiveram uma mãozinha dos ETs.
Fontes: BBC Brasil, National Geographic, Mundo Estranho, Wikipédia, Hypescience, Aventuras na História.




Fotos-russos-piramides-egito-6



As pirâmides do Egito causam um fascínio nas pessoas desde que o mundo é mundo. Elas são um recordatório de que para o homem não existe impossível.
Elas são de uma misteriosa beleza alem de serem uma das mais perfeitas construções já realizadas. Elas desafiam o tempo, as nossas mentes e estimulam nossa imaginação. No Instigatorium vamos contar as muitas curiosidades que estas pirâmides tem e que para muitos não passam de coincidências, sera mesmo?
Para começar, a palavra “pirâmide” vem do grego “Pyramidos“, ou “medida de luz”. Interessante! Tenha isto em mente. A grande pirâmide foi construída segundo dados oficiais, há 4500 anos. Algumas outras fontes não duvidam em estimar uma maior idade nelas, por volta de 9000 AC. Mesmo que isto último possa parecer totalmente improvável há quem defenda essa idade baseados num argumento de que os Egípcios mesmo sendo uma civilização que foi uma luminária do mundo antigo, não tinham tanta sofisticação como para construir nessa escala e por tanto teriam sido construídas por uma civilização anterior que fora destruída por cataclismo global, estamos falando do famoso diluvio, mas vamos aos fatos.
Construção
Vamos começar com os números então. Estima-se que foram necessários 30.000 trabalhadores (ou escravos, ou cidadãos escravizados) ao longo de mais de 50 anos para construir a Grande Pirâmide. Foram usados mais de 2.000.000 de blocos de pedra pesando em média duas toneladas e meia cada.
Assim fazendo uma conta por cima, isto quer dizer que tinham que colocar 107 blocos de 2.5 toneladas por dia! Ou 4.5 blocos por hora isto Non-Stop, 24 horas, 7 dias por semana.
Mas se tomamos o que os Egípcios nos dizem de que a grande pirâmide teria sido construída em 20 anos, ai a coisa toma dimensões insanas. Porque se calculamos o mesmo porém trabalhando 10 horas por dia os caras teriam que colocar uma pedra a cada 2 minutos.
Uma pedra cada dois minutos… pensa na logística disso.
Mas, na grande pirâmide há blocos de 70 toneladas também, seria como mover o peso equivalente a 12 caminhões (sem pneus ;-)) juntos!! Pense nisso enquanto vemos outros fatos.
caminhao
Vamos considerar agora que além de que os Egípcios sabiam colocar uma pedra encima da outra mais rápido do que a gente coloca tijolos numa parede de uma casa, está também a precisão do trabalho, que não é um dado menor.
Se vemos a pirâmide do topo para baixo verticalmente, a ponta da pirâmide esta desviada da vertical da base em apenas 6mm.
6mm depois de colocar mais de 2 milhões de blocos de 2.5 toneladas a razão de 1 a cada 2 minutos ate 150 metros de altura, it’s crazy man!
As pedras do mesmo peso foram cortadas todas com um erro menor a 0,025cm e tem ângulos retos em todas as faces com precisão de 0,1 grau, nem meu carro tem essa precisão de alinhamento nas rodas ;-), alem do que uma vez colocadas no local as pedras encaixavam tão perfeitamente que não é possível passar a lâmina de um canivete de 0,04cm entre elas.
Estas pedras foram trazidas das pedreiras perto do Cairo (20 kms), mas a pedra enorme de granito do piso da Câmara do Rei que pesa 80 toneladas e o sarcófago (30 toneladas) tiveram de ser trazidas de Aswan que fica a nada menos que 800 kms do sitio. Pensa como pode ser isso possível usando barquinhos de papiro e sem guindastes pesados?
lr-13000-3
O transporte é outro ponto, se alguém por ai disse que é possível arrastar uma pedra sobre troncos de palmeira, na verdade isto só seria possível com pedras de ate 1.5 toneladas, acima disso a pobre palmeira seria esmagada.
Experimentos feitos pela universidade Obayashi, no Japão demonstraram que 18 homens conseguem empurrar um bloco de 2,5 toneladas com velocidade máxima de 15m/minuto, sem descanso seriam longas 17 horas de viagem. Se arrastadas por tanto tempo haveria nas pedras sinais de desgaste pelo atrito o que obrigaria também a contar no corte uma porcentagem a mais pelo que a pedra perderia em tamanho ate chegar a pirâmide O_o.
Mesmo assim daria para arrastar blocos de 70 toneladas? Talvez, mas 5000 blocos desse tamanho?
Uma outra teoria segundo a Wikipedia diz que “os blocos de construção foram fabricados no local através de uma espécie de concreto de calcário”. Isso explica o que algumas fontes dizem que foram achados objetos dentro das pedras, ate cabelo humano. Sem poder confirmar esta informação, pelo menos isso explicaria a rapidez com que foi construída a pirâmide e reduziria a logística geral. Muita menos gente seria necessária para a construção também. Parece que o concreto fora usado para a construção das pirâmides da Bósnia também.
Outro problema não menor é que para construir aquilo o terreno devia ser deixado perfeitamente plano. A base da pirâmide é perfeitamente plana, com desnível de apenas 0,075cm/100m, em edifícios modernos de alta tecnologia chegam a ter 15-20cm/100m de desnível.
Oficialmente as pirâmides foram construídas usando rampas enormes, polias, ferramentas de cobre, troncos de palmeira, etc. Com toda esta tecnologia de ponta dos Egípcios é incrível o que eles teriam conseguido, mesmo hoje em dia construir uma copia da pirâmide seria impossível com essa precisão. Sim senhor, impossível. A teoria oficial sobre a construção é uma teoria, e todo dia sai uma nova versão. O ruim é que se ensina nas escolas como se fosse uma verdade.
jeroglificos-de-egipto-7726
Sabemos que os Egípcios deixavam tudo perfeitamente explicado e registrado por escrito. Contavam tudo de suas vidas, até como tomavam banho, porém é extremamente misterioso porque em lugar nenhum deixaram sequer um esqueminha pichado em alguma pedra de como tudo aquilo foi construído, absolutamente nada.
Finalidade
Chegou a hora de uma boa polêmica. Os historiadores dizem que as pirâmides eram túmulos ignorando o fato de nenhuma múmia ter sido encontrada em nenhuma das três pirâmides. Mas não temam, existe explicação, foram saqueadas há milhares de anos. Ok, dai os saqueadores que eram bem organizados e bem educados entraram na pirâmide, tiraram a tampa de pedra de várias toneladas do sarcófago, tiraram o faraó de lá e colocaram a tampa de novo?!? Não somente isso, se a gente considera que a entrada para a pirâmide de Keops teve que ser dinamitada para poder ser achada ai nos podemos concluir que os caras não somente roubaram se não que tiraram as pedras de varias toneladas da porta e ao terminar o trampo fecharam de novo e deixando tudo exatamente como estava!
Roubar naquela época era outra coisa! Entram na pirâmide, vai saber por qual lugar porque não há entradas nas pirâmides, levantaram a louça do túmulo, tiraram tudo, fecharam e foram embora… Não faz sentido. Vou te dizer, as vezes as teorias oficiais conseguem ser piores que as alternativas.
Outro detalhe, se eu sou um faraó, um deus vivo, e vou construir uma pirâmide como túmulo, a maior do mundo diga-se de passagem, porém não escrevi nem deixei claro em lugar nenhum que era para mim tudo aquilo, porque? Posso estar pensando com uma lógica moderna, mas desde que o mundo é mundo quem construiu túmulo jamais o fez de forma anônima porque há a preocupação em todas as culturas do mundo de ser lembrado.
ovnis-en-jeroglificos5
Outra informação importante é que as pirâmides tem dutos que segundo a versão oficial são de ventilação. Só que num túmulo fechado hermeticamente você precisa de ventilação para que? O fato comprovado de que tais dutos se alinham perfeitamente com estrelas e constelações com profundo valor simbólico na mitologia Egípcia é como tudo, mais uma “coincidência” de certo.
792px-Cheops-Pyramide
Alinhamento e questão astrológica
É pouco conhecido o fato de que a grande pirâmide tem oito caras. Esta informação eleva ainda mais o fator de complexidade da construção. Não se sabe porque foi feita assim…
8caras8caras2
Sempre falando da grande pirâmide, ela esta perfeitamente alinhada com os quatro pontos cardeais.
alinhada
As três pirâmides de Gizeh são uma representação da constelação de Orion, esta é uma característica compartilhada por vários complexos de pirâmides ao redor do mundo! Todos tem a mesma quantidade de pirâmides dispostas imitando as três estrelas principais de Orion (esta constelação significava algo muito importante antigamente, falo disto neste outro post).
piramides-de-egipto-desde-el-cielopiramides_orion
Por exemplo, a estrela mais alta da constelação esta ligeiramente desviada do eixo que formam as duas estrelas anteriores na sequencia. Em Gizeh a última pirâmide olhada de sul à norte esta desviada exatamente os mesmos graus que a estrela mencionada. Coincidência né?
chinaorion
O tamanho das pirâmides esta de acordo com a magnitude das estrelas que representam no cinturão de Orion! Por certo, a foto de cima é das pirâmides da China. Por outro lado as supostas pirâmides descobertas na Itália parecem ter a mesma orientação e disposição.
Orion-piramides-4
Por último o alinhamento com Orion, e agora segura seus miolos dentro da caixa craniana, tem uma margem de erro de 0,001% se compararmos com a posição destas estrelas em 10.500 AC! Muito polêmica essa informação mas é de explodir cabeças! Ai está um elemento que pode confirmar o que alguns afirmam de que a pirâmide foi construída la pelo 9500 AC.
Matemática
Por exemplo, o perímetro da base da grande pirâmide é o mesmo que a circunferência formada tomando como raio a altura da pirâmide. Ou seja, dividindo o perímetro da base pelo dobro da altura temos Pi!
Esta medida é tão fantástica que determina o que se chama de quadratura do circulo. É tão sensacional que não pode ser afirmado que foi acaso ou coincidência.
matematica
Também o quadrado da altura coincide com a área de cada uma das caras da pirâmide.
Ainda o Erich Von Daniken arriscou a dizer que se a altura (quando da construção) é 148,208m, multiplicada por 10 na potência 9 (i. é, por 1.000.000.000), daria 148.208.000.000 que é igual a distância média da Terra ao Sol. Se isto não foi acaso estamos ante uma civilização que já sabia calcular esta distância que nos só conseguimos calcular no século XX.
Lembra do que quer dizer pirâmide? Medida de luz né? Agora tudo faz sentido…
E isso é só o começo. A Grande Pirâmide pode ser a mais velha estrutura na face do planeta.
Curiosidade
Por outro lado, a pirâmide está colocada num lugar muito especial na face da Terra – ela está no centro exato da superfície terrestre do planeta, dividindo a massa de terra em quadrantes aproximadamente iguais. O meridiano terrestre a 31º a leste de Greenwich e o paralelo a 30º ao norte do equador são as linhas que passam pela maior parte da superfície terrestre do globo. No lugar onde essas linhas se cruzam está a Grande Pirâmide, seus eixos norte-sul e leste-oeste alinhados com essas coordenadas. Em outras palavras, a Grande Pirâmide está no centro da superfície terrestre. Ela é, por assim dizer, o umbigo do mundo.
Não interessa quanto tempo passe, nem o quanto a humanidade construa monumentos, as pirâmides do Egito serão por sempre as construções mais imponentes que já existiram.
“O homem teme o tempo, mas o tempo teme as pirâmides.”
Pyramide_KheopsFontes aqui e aqui.
 fonte: http://www.instigatorium.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário