BLOG DE CARLOS CAVALCANTI

Marcadores

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017




FATOS SOBRE A UCRÂNIA


swallows-nest-ukraine

_DSF4090
Essa tag é uma adaptação da famosa “50 fatos sobre mim”. A ideia de fazer essa tag surgiu quando eu estava assistindo o canal Alemanizando e eles fizeram um vídeo dessa tag adaptada para “50 fatos sobre a Alemanha”, inspirados pelo canal Aqui pode – a vida no Japão que fez “50 fatos sobre o Japão”. Deu um trabalhão encontrar 50 fatos interessantes que não fossem apenas históricos. Se houver alguma informação errada, a culpa é do Wikipedia e da internet em geral, já que foram as minhas fontes para a maior parte dos fatos listados aqui. Sem mais delongas, vamos a eles:
1 A Ucrânia faz fronteira com Rússia, Bielorrússia, Polônia, Eslováquia, Hungria, Moldávia Romênia.
2 É o segundo maior país da Europa, atrás da Rússia Europeia e à frente da França metropolitana.
3 É o 44° país do mundo em território, um pouco maior que o estado brasileiro de Minas Gerais
4 Kiev é a capital da Ucrânia.
5 O maior rio da Ucrânia é o Dnipro (é o 47º mais longo rio do mundo). Ele nasce nas montanhas de Valdai (norte da Rússia), e corre para sul, acabando por desaguar no Mar Negro. Ao longo de 115 km serve de fronteira natural entre a Bielorrússia e a Ucrânia.
6 A bandeira nacional da Ucrânia é azul e amarela e as cores representam o céu azul acima das plantações de trigo.
7 O presidente da Ucrânia é Petro Poroshenko, um empresário bilionário dono da Roshen, a maior fabricante de confeitaria na Ucrânia, um trocadilho do seu próprio sobrenome Poroshenko. Ele é conhecido como o rei do chocolate (#willywonkafeelings).
8 O ucraniano é a língua oficial e o seu alfabeto é cirílico. O russo também é muito falado.
9 A moeda da Ucrânia é a grívnia (UAH).
10 A religião predominante é o cristianismo ortodoxo oriental, que influenciou fortemente a arquitetura, a literatura e a música do país.
11 O Natal na Ucrânia é comemorado no dia 07 de janeiro e dia 25 de dezembro é um dia comum.
12 Tornou-se um Estado-nação independente apenas em 1991.
13 Desde o fim do ano passado, o Parlamento da Ucrânia permite que as pessoas assistam suas sessões.
14 Desde a dissolução da União Soviética, o país continua a manter o segundo maior exército da Europa, depois da Rússia.
15 As principais cidades do país (por população) são Kiev, Carcóvia, Dnipropetrovsk, Odessa, Donetsk, Zaporíjia e Lviv.
16 A Ucrânia é subdividida em 24 províncias (oblasts) e em uma república autônoma, a Crimeia. Adicionalmente, duas cidades têm um estatuto especial.
17 A Ucrânia possui cerca de 5% das fontes minerais do mundo.
18 A Ucrânia é pesadamente dependente de sua energia nuclear e a maior usina nuclear na Europa, a Usina Nuclear de Zaporíjia, é localizada na Ucrânia.
19 O desastre de Chernobyl ocorrido em 1986 é o pior acidente nuclear da história em termos de custo e de mortes resultantes, além de ser um dos dois únicos classificados como um evento de nível 7 (classificação máxima) na Escala Internacional de Acidentes Nucleares (sendo o outro o Acidente nuclear de Fukushima I, no Japão, em 2011).
20 Ainda não existe coleta seletiva de lixo na Ucrânia. A reciclagem de lixo doméstico tóxico ainda está em processos iniciais no país.
21 A Ucrânia foi a sede da última Eurocopa em 2012, a máxima competição de futebol entre seleções da Europa. Foi sediada em conjunto com sua vizinha Polônia.
22 Os clubes de futebol mais conhecidos do país são Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev. O primeiro tem 13 jogadores brasileiros e o segundo tem 2.
23 Dois campeões mundiais de boxe na categoria peso-pesado são Ucranianos: os irmão Vitali e Wladimir Klitschko.
_DSF4331
Universidade Tarasa Shevchenka.
24 Os ucranianos estão na lista de povos mais educados e eruditos do mundo. O número de cidadãos com educação superior per capita é maior que a média europeia. O número de pessoas sem nível superior é muito pequeno.
25 A Kyiv-Mohyla Academy, fundada em 1632 por Petro Mohyla em Kiev, é uma das universidades mais reconhecidas da Ucrânia.
26 Taras Shevchenko é o poeta mais famoso da Ucrânia. Sua obra foi traduzida para muitas línguas e existem mais de 1200 monumentos dele pelo mundo, a maioria deles fica na Ucrânia.
27 É possível comprar remédio sem receita na Ucrânia.
28 Nos supermercados, as sacolas plásticas são pagas.
29 É permitido estacionar os carros em cima das calçadas sem nenhum problema.
30 Em Kiev, os terminais eletrônicos de autoatendimento ficam na rua, sem nenhuma proteção. Você saca o dinheiro tranquilamente enquanto as pessoas passam na calçada atrás de você.
31 A segunda estação de metrô mais profunda do mundo, a Arsenalna, fica em Kiev.
32 A partir desse ano, o metrô de Kiev terá cobertura wifi gratuita.
_DSF4353
Cachorro entrando no metrô.
33 Apesar das placas indicando que é proibido cachorro no metrô, as pessoas entram com seus cachorrinhos sem problemas.
34 A Ucrânia recebe mais de 12 milhões de turistas estrangeiros por ano.
35 Por lei, os filmes exibidos nos cinemas da Ucrânia devem ser dublados em língua ucraniana.
36 A maior aeronave de transporte cargueiro do mundo, An-225 Mriya, é produzida pela empresa ucraniana Antonov Design Bureau.
37 O primeiro computador da Europa continental foi construído em Kiev sob a supervisão de Serey Lebedev e Victor Glushkov em 1950.
38 Na Crimeia, existe uma rota super longa de trolleybus que conecta duas grandes cidades da área – Simferopol e Yalta. São mais de 85km de distância.
39 O centro geográfico da Europa localiza-se numa pequena cidade da Ucrânia chamada Rahiv cercada pelas belas montanhas Cárpatos.
40 A primeira constituição do mundo foi adotada na Ucrânia. Em 5 de abril de 1710, Philip Orlik adotou “A Constituição dos Direitos e Liberdade das tropas de Zaporíjia”. Outros países criaram suas constituições anos e anos depois.
swallows-nest-ukraine
Swallow’s Nest. Foto por Jane Sweeney.
41 A Ucrânia tem vários castelos incríveis como o Swallow’s Nest em Yalta e o Kamianets-Podilskyi localizado na cidade com o mesmo nome.
42 O primeiro Mcdonald’s da Ucrânia foi aberto em 1997 em Kiev. E o segundo Mcdonald’s mais visitado do mundo fica em Kiev, na Vokzalna Square.
43 O Mcdonald’s encerrou suas operações em lojas de sua propriedade na Crimeia, após a Rússia ter anexado a região em 2014.
44 Os ucranianos precisam de visto para entrar na maioria dos países da Europa.
45 Assim como em outros países, na Ucrânia é comum tirar os sapatos para entrar nas casas.
46 Ucranianos têm o costume de comer sementes de girassol, peixe desidratado (normalmente acompanhado de cerveja) e salo que é gordura de porco que pode ser frita, assada, cozida, etc.
47 Entre os pratos típicos estão a borsch (sopa de beterraba), varenyky (é uma espécie de massa de ravioli com recheio salgado ou doce) e deruny (panquecas de batata).
48 Ucranianos usam a aliança de casamento na mão direita.
49 Odessa é a Ibiza da Ucrânia, se é que vocês me entendem.
50 As saunas são bem comuns na Ucrânia. Mas essa tradição não envolve apenas ficar suando em altas temperaturas. Adicione a isso, uma pequena surra para ativar a circulação e depois, um mergulho na água gelada.



A Ucrânia é o segundo maior país em área territorial da Europa, atrás apenas da Rússia (lembrando que a Rússia é um país com grande parte de sua área situada na Ásia).
A Ucrânia é o sexto país mais populoso do continente europeu depois de Rússia, Alemanha, Reino Unido, França e Itália.
A maior parte da população é de etnia ucraniana (78%). O segundo maior grupo populacional é o russo (17%). Existem minorias formadas por grupos étnicos como o romeno, o bielorrusso, o tártaro, o polonês, o búlgaro, o húngaro, o armênio e o grego.
Um detalhe bastante curioso sobre a população: a Ucrânia possui mais mulheres do que homens. São aproximadamente 54% de mulheres e 46% de homens.
A população da Ucrânia está aos poucos diminuindo. Só para efeito de comparação, a população urbana era de 34 milhões de pessoas em 1 990 e em 2 010, de 31 milhões.
A língua mais falada é o ucraniano, uma língua de origem eslava e do grupo indo-europeu. As línguas eslavas são faladas no leste da Europa, em países como Rússia, Polônia, República Tcheca, Bulgária e Croácia. O alfabeto usado no país é o cirílico ucraniano.
Devido à fertilidade de suas terras, a Ucrânia é por muitos chamada de celeiro da Europa. Não sem motivos, o país é o terceiro maior exportador de grãos do mundo.
A moeda do país se chama grívnia.
A Ucrânia possui o segundo maior exército da Europa, ficando atrás apenas da poderosa Rússia.
O país é dividido em 24 províncias (chamadas de oblasts). As mais populosas são Donetsk, Dnipropetrovsk, Lviv, Odessa e Kharkiv.
Recentemente anexada pela Rússia, a Crimeia era uma região autônoma de maioria étnica russa (quase 60% da população) situada entre o Mar de Azov e o Mar Negro. A capital é Sinferopol e a cidade mais populosa, Sebastopol.
As cidades ucranianas mais populosas são, pela ordem: Kiev, Dnotsk, Odessa, Dniproptetrovske e Kharkiv.
A Ucrânia fez parte da União Soviética até 1 991, época do colapso da antiga federação comunista. Com a independência, o país perdeu grande parte do seu PIB.
O clima é temperado, com invernos frios no interior e amenos no litoral – principalmente nas regiões próximas ao Mar Negro.
A Ucrânia depende em grande parte do gás natural russo, que é fornecido ao país com um desconto de 30%.
Uma das maiores tragédias da história da Ucrânia foi o acidente nuclear da usina de Chernobyl, ocorrida em 1 986. O acidente gerou uma nuvem radioativa que atingiu diversos países da Europa, principalmente a vizinha Bielorrússia. A contaminação era quase 400 vezes maior do que a da bomba atômica de Hiroshima.
O acidente nuclear de Chernobyl obrigou as autoridades da época (lembrando que a Ucrânia era uma das unidades da União Soviética) a evacuar completamente a cidade de Pripyat, a poucos quilômetros da usina. Pripyat é hoje uma cidade fantasma, onde jornalistas, pesquisadores e curiosos só podem entrar com autorização.
Ucrânia e Polônia sediaram juntas a Eurocopa, um dos mais importantes torneios de futebol do continente, em 2 012.
Os principais times de futebol do país são o Dínamo (chamado de Dínamo de Kiev), o Shaktar Donetsk, o Metalist e o Dnipro.
O Shaktar Donetsk é atualmente um dos times do leste da Europa com maior número de jogadores brasileiros. Em 2 011, o time tinha 10 jogadores nascidos no Brasil.
Kiev foi praticamente arrasada durante a ocupação pela Alemanha nazista, entre 1 941 e 1 943. Com a derrota dos nazistas, a cidade teve quase que ser reerguida do zero.
A maior parte dos ucranianos segue a Igreja Ortodoxa Oriental, de matriz cristã.
De 2 a 3 milhões de ucranianos trabalham e residem em outros países, especialmente da União Europeia. Existem grandes contingentes de ucranianos até em Portugal e Espanha.
Milhares de descendentes de ucranianos vivem no Brasil, principalmente no estado do Paraná. A cidade com maior porcentagem de descendentes é a paranaense Prudentópolis.
As cores amarelo e azul da bandeira ucraniana simbolizam o trigo das estepes e o azul celeste.



A Ucrânia é o segundo maior país em área da Europa, atrás apenas da Rússia (lembrando que a Rússia é um país com grande parte de sua área situada na Ásia).

A Ucrânia é o sexto país mais populoso do continente europeu depois de Rússia, Alemanha, Reino Unido, França e Itália.

A maior parte da população é de etnia ucraniana (78%). O segundo maior grupo populacional é o russo (17%). Existem minorias formadas por grupos étnicos como o romeno, o bielorrusso, o tártaro, o polonês, o búlgaro, o húngaro, o armênio e o grego.

Um detalhe bastante curioso sobre a população: a Ucrânia possui mais mulheres do que homens. São aproximadamente 54% de mulheres e 46% de homens.

A população da Ucrânia está aos poucos diminuindo. Só para efeito de comparação, em 1990 a população urbana era de 34 milhões de pessoas e em 2010, de 31 milhões.

A língua mais falada é o ucraniano, uma língua de origem eslava do grupo indo-europeu. As línguas eslavas são faladas no leste da Europa, em países como Rússia, Polônia, República Tcheca, Bulgária e Croácia. O alfabeto usado no país é o cirílico ucraniano.

Devido à fertilidade de suas terras, a Ucrânia é por muitos chamada de celeiro da Europa. Não sem motivos, o país é o terceiro maior exportador de grãos do mundo.


Todos os países têm coisas diferentes e que às vezes só viajando muitas das vezes não vemos. Quando estamos a viver num local específico vamo-nos apercebendo de certas coisas, acções, objectos, palavras que são interessantes, pelo menos para mim. Quando falo de interessantes, não é que nada destas coisas contribua para o meu desenvolvimento intelectual, mas são interessantes pois são coisas que podem por um lado definir um povo, e, marcar diferenças culturais sociais entre diferentes países.
Esta página vai sendo actualizada à medida que vou descobrindo cosas novas. 

Coisas interessantes na Ucrânia


  • Os garrafões de água mineral não são de 5 litros mas sim de 6 litros… vai-se lá saber porquê…
  • Os trovões são de uma intensidade tal, que parecem tiros de canhões de guerra;
  • Os ucranianos mulheres e homens são de maneira geral muito simpáticos e muito comunicativos e não precisam de alcoól como nalguns países vizinhos para serem sociáveis. Já o são por natureza.
  • Há gelados de castanha…
  • Já vi mais jipes Toyota Land Cruiser V8 dos novos que em todos os países que passei, juntado todos eles, incluíndo Marrocos um país que vive muito de jipes para excursões…
  • Muitas das vezes, um dialogo entre 2 ucranianos é alucinante pois uma pessoa fala ucraniano e a outra responde em russo, ou seja, uma fala ucraniano e a outra russo;
  • Todos os dias vejo pelo menos 2 ou 4 bêbados a andarem (tombarem) pelas ruas;
  • Há imensos cogumelos e morangos;
  • Os ucranianos mulheres e homens ligam imenso à imagem, vivem para a imagem, importam-se bastante de como se parecem, isto faz com que as mulheres andem lindas e os gajos super arranjados também, mas, de uma maneira simples tipo não é estilo espanhol com carradas de maquilhagem (mulheres) e carradas de gel (homens);
  • Na cidade de Lviv, por estar relativamento perto das montanhas dos Cárpatos, num momento estão 30 graus com um granda Sol, e, minutos depois está a chover torrencialmente; parece clima tropical que só vi em Havana, Cuba. 😀
  • A população está completamente desiludida com os políticos, que, até têm vergonha/nojo de falar disso. Parece-me que vai haver um grande número de pessoas a não votarem nas próximas eleições em Janeiro 2010;
  • Um bilhete de eléctrico custa 1 Grivnia, cerca de 0.09 Euros;
  • Uma garrafa de Vodka de qualidade pode custar 1 Euro…


Pornografia é ilegal na Ucrânia desde 2009


pornografia é uma enorme indústria que teve seu auge com advento da internet, graças à sua acessibilidade e anonimato. O interessantemente.com pode te assegurar que a pornografia é campeã em termos de pesquisa do Google.
Ao redor do mundo, a pornografia é encarada de forma diferente. Por exemplo: o consumo de conteúdo pornográfico é legal na América e grande parte da Europa, ao passo que em muitos países islâmicos, ela é terminantemente proibida, com risco de punições severas para aqueles que ousam consumir este tipo de conteúdo por lá. Mas neste caso, chega a ser compreensível, haja vista as suas próprias interpretações radicais das suas leis islâmicas imposta à sociedade.
No entanto, a Ucrânia não proibe tal material devido a questões, necessariamente, meras interpretações de leis religiosas.
O fato é que o país estabeleceu que a venda, publicidade, distribuição e a importação de conteúdo pornográfico é um ato criminoso.
Alterações legislativas apresentadas em 2009 significa que, mesmo a posse de material pornográfico, pode acarretar uma multa ou até 3 anos de prisão, a menos que seja para fins médicos.
Veja a seguir, a definição de pornografia da lei ucraniana remonta à legislação de 2003:
A pornografia é vulgar, cândida, cínica, representação de atos sexuais obscenos, sem propósito, a demonstração explícita das genitálias, elementos antiéticos do ato sexual, perversões sexuais, desenhos realistas que não satisfazem os critérios morais e ofendem a honra e a dignidade da humano, incitando baixos instintos.
A verdade é que tal definição soa mais como um discurso didático sobre pornografia do que uma lei objetiva, deixando assim brechas interpretativas às autoridades quando for conveniente.
O que resta a sociedade ucraniana e seus usuários de internet é tornarem-se mais vigilantes e cautelosos ao baixar conteúdos. Porque se for material pornográfico, mesmo que seja sem querer, é visto como crime.
Fonte: http://www.theregister.co.uk/2009/07/07/ukraine_bans_filth/

Nenhum comentário:

Postar um comentário