BLOG DE CARLOS CAVALCANTI: ILHAS - IOTA

Marcadores

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

ILHAS - IOTA




Regulamento do IOTA em português


CONTESTE IOTA 2013


1. GERAL
O objetivo do concurso é promover contatos entre estações  IOTA com o resto do mundo e encorajar as expedições às ilhas IOTA. As Regras Gerais para Concursos RSGB HF não se aplicam a este evento.
2. DATAS
1200UTC sábado, 27 de Julho a 1200UTC domingo 28 de julho de 2013 (a competição ocorre sempre durante o último fim de semana cheio de julho).
3. BANDAS E MODOS
3,5, 7, 14, 21 e 28MHz, CW e SSB. O plano de bandas da IARU deve ser observado, com contatos em CW sendo feitos somente nas freqüências reconhecidas para a modalidade (ver RSGB  Yearbook  e fontes similares para os planos da banda reconhecidos pela IARU). Operações nos  segmentos de 80m e 20m devem ser observadas, de forma que nenhuma atividade  deva ocorrer em 3500-3510, 3560-3600, 3650-3700, 14060-14125 e 14300 - 14350kHz.
4. CATEGORIAS
Todos os participantes devem operar dentro dos limites da categoria escolhida ao realizar qualquer atividade que possa afetar sua pontuação. Todos os equipamentos (transmissores, receptores e antenas) e operadores devem estar localizados dentro de um círculo com o diâmetro de 1 quilômetro ou dentro dos limites da propriedade do endereço da licença da estação, o que for maior.
4.1 LOCALIZAÇÃO:
• Estação IOTA: qualquer estação operando em uma ilha qualificada para o IOTA, conforme lista do Diretório IOTA. Estações IOTA devem garantir previamente que a ilha de onde  estarão operando é válida para o IOTA . Quaisquer dúvidas sobre o programa IOTA e validade devem ser dirigidas ao Gerente IOTA - ver site RSGB IOTA.
• Estação Mundial:  operação em qualquer lugar, inclusive de ilhas não qualificadas para o IOTA. .
4.2 OPERADORES:
Operador único: apenas uma pessoa e um sinal no ar a qualquer momento.
Qualquer tipo de auxilio  (incluindo, mas não limitado a pacote Skimmer, local ou remoto e / ou Skimmer tecnologia, Internet) coloca o operador na categoria de operador único assistido. Auto-
Spots ou pedidos para ser “spotado” não são permitidos.
• Operador Único Assistido
Apenas uma pessoa e um sinal no ar a qualquer momento. A assistência é permitida (isto inclui, mas não está limitado a, pacote Skimmer, local ou remoto e / ou Skimmer tecnologia , Internet,). Auto-spots ou pedidos  para ser “spotado”  não são permitidos.
• Multi-operador IOTA (Nota: Não existe mais a categoria Multi-Operador Mundial
Modo de 24 horas só MISTO
- Multi-operadores são restritos a um máximo de dois transceptores, onde a primeira estação é a Estação RUN, marcadas como "0" no log Cabrillo. A segunda é a estação MULTIPLIER, denominada "1" no log Cabrillo, e é usada apenas para encontrar e chamar outras estações que sejam novos multiplicadores.
A estação  “ multiplicadora”  não deve ser usada para solicitar outros contatos chamando "CQ" ou "QRZ". Quaisquer QSOs não multiplicadores feitos acidentalmente na estação MULTIPLIER devem ser registrados, mas não receberão pontos.
A  assistência a QSOs  é permitida (isto inclui, mas não está limitado a, pacote Skimmer, local ou remoto e / ou Skimmer tecnologia,  Internet,). Auto-Spots ou pedidos para ser “spotado” não são  permitidos.
Estações Multi-Operadores  devem incluir uma lista completa dos operadores na seção OPERADORES do Cabrillo.
Estações  RUN e  MULTIPLIER   estão sujeitas à regra  de  “6 Alterações de Banda ou Modo" em cada "hora de relógio”. A "Mudança de Banda ou Modo" significa dois contatos consecutivos em uma banda diferente ou modo. Por exemplo, uma mudança de 20m CW para 15m SSB, em seguida volta para 20m SSB significa duas "mudanças de faixa ou modo". Uma hora de relógio  significa (por exemplo) de 1800 a 1900 ou 2200 a 2300.
4.3 MODO:
• CW
• SSB
• MISTO (Multi-Operadores  devem ser MISTO.
4.4 Horário:
• 24 horas
• 12 horas (Multi-Operadores devem ser 24 horas). Nas categorias de 12 horas, a operação não precisa ser por um período de 12 horas contínuas, mas uma vez  iniciada, os períodos de “OFF” devem ser de no  mínimo 60 minutos .
4.5 POWER:
Qualquer estação não indicando a potência do transmissor será classificada como alta potência:
• HI-POWER :Máxima permitida pela licença da estação, mas em todos os casos, a saída não pode ser superior a 1.500 watts verificados a partir do transmissor.
• LOW-POWER: Potência máxima de saída 100 watts.
• QRP: Máximo de 5 watts de saída.
5. DXPEDITIONS
5.1 Estações IOTA podem  indicar , adicionalmente, que  estão em uma DXpedition e competir para  uma série de troféus e certificados de expedição. Uma lista adicional será mostrada nos resultados.
5.2 A definição de DXpedition para esta listagem é
• Quando  a ilha só pode ser alcançada por barco ou via aérea (ilhas que podem ser acessadas ​​através de uma ponte ou estrada, feita pelo homem ou naturais, não são elegíveis),
• Se  a maioria dos operadores são não-residentes  na ilha
• Quando  os operadores levarem todos os equipamentos e antenas e não dependem de um residente ou de qualquer mastro ou torre já existentes  em qualquer parte da estação,
6. REPORTAGENS
Enviar RS (T) e número de série a partir de 001, mais o número de referência IOTA, se for o caso.Estações IOTA  devem incluir a referência IOTA como parte de sua troca. Não use numeração separada  para CW e SSB. Estações podem ser contactadas em CW e SSB em cada faixa. Multi-operadores  podem achar conveniente alocar blocos separados de números de série para as estações RUN  e MULTIPLIER, mas terão que garantir, se possível,  que não haja  números de série duplicados.
7. PONTUAÇÃO
7.1 PONTOS de QSO - Todos os participantes podem trabalhar Estações Mundiais ou Estações IOTA.
• Estações IOTA contatadas
Estações do Mundo: 5 pontos.
Estações com a mesma  referencia  (por exemplo da EU-005 com a EU-005) 5 pontos.
Contatos com outras IOTAs : 15 pontos.
• Estações Mundiais: contatos com outras estações mundiais:  2 pontos.
Contatos com Estações IOTA: 15 pontos.
7.2 MULTIPLICADOR:
O multiplicador é o total de grupos IOTA diferentes em cada banda em CW, mais o total de grupos IOTA diferentes em cada banda em SSB. Estações Multi-Operadores não podem contatar membros do seu próprio grupo para crédito de Multiplicadores.
7.3 PONTUAÇÃO TOTAL:
O resultado é o total de pontos de QSOs  somados em todas as bandas, multiplicado pelo total de multiplicadores.
8. LOGS
8.1
A submissão eletrônica de logs por e-mail é incentivada - e de fato necessária - para todos os participantes com  pontuação alta e todos que utilizem um computador para registrar ou preparar os logs. Os participantes que apresentarem logs de papel não serão elegíveis para certificados ou prêmios. Aqueles que registram em papel são encorajados a obter uma digitação  por um amigo e enviar eletronicamente. As submissões eletrônicas devem estar no formato  Cabrillo (uma definição de Cabrillo, tal como aplicado para a competição IOTA, pode ser encontrada aqui). Outros formatos não são aceitos. Muitos programas para contestes incluem  o IOTA.
8.2
Para os logs Cabrillo, as categorias são:
CATEGORIA: [SINGLE-OP, MULTI-OP] ALL [HIGH, LOW, QRP] [SSB, CW, MIXED]
CATEGORIA-ASSISTED: [ASSISTIDA, NÃO ASSISTIDA)
CATEGORIA DXPEDITION: [EXPEDIÇÃO, NÃO EXPEDIÇÃO)
CATEGORIA TIME: [12 horas, 24 horas]
Assim, um  Operador Simples, potencia baixa. 12 horas CW, não assistido indicará:
CATEGORY: SINGLE-OP CW ALL LOW
CATEGORY-ASSISTED: UNASSISTED
CATEGORY-TIME : 12-HOURS
A multi-operação de uma ilha, por exemplo, pode indicar:
CATEGORY: MULTI-OP ALL HIGH  MIXED
CATEGORY- DXPEDITION: EXPEDITION
8.3
Os  Logs devem  informar: Hora(GMT), Indicativo, Banda, Modo RST, / número de série / IOTA de referência enviado, RST /  número serial / referência IOTA recebido. Por favor, certifique-se de enviar um único log, por ordem de número de série. Não enviar logs separados para cada banda. Logs de Estações Ilha devem indicar o nome e número de referência IOTA. Os dados de um log Cabrillo devem ser no formato:
QSO: 28024 CW 2003/07/26 G3XTT 1338 599 001 EU-005 ZS6EZ 599 018 ------ 0
QSO: 21003 CW 2003/07/26 G3XTT 1341 599 002 EU-005 G4TSH 599 130 EU-005 1
QSO: 21002 CW 2003/07/26 G3XTT 1343 599 003 EU-005 5B4/G3UFY 599 036 AS-004 1
Todo participante é  encorajado a registrar a frequência real, e não apenas a banda. Participantes multi-operadores devem também identificar o transmissor em que o QSO é feito de conformidade com os formatos normais Cabrillo. Isso é mostrado por um identificador numérico (RUN Station = 0, MULTIPLIER Station = 1) à direita da linha do QSO, após a referência IOTA recebida.
8.4
Os logs  devem ser enviados para iota.logs @ rsgbcc.org como um anexo normal. Enviar como um arquivo descompactado. Não enviar mais de um anexo. Na linha de "assunto" da mensagem do e-mail, por favor inclua o indicativo usado no concurso. Por favor, dedique um momento para verificar o seu log  através de um editor de texto antes de enviá-lo, para evitar possíveis problemas. Você vai receber uma confirmação por e-mail dentro de 24 horas, direcionando-o  a  uma página Web para completar o processo de submissão, ou aconselhá-lo se houver qualquer problema com seu log. Mais ajuda na submissão log IOTA está disponível indo até FAQs IOTA.
8.5
O endereço para envio de Logs de papel  é:  RSGB IOTA Contest , Rádio Society of Great  Britain, 3 Abbey Court, Fraser Road, Priory Business Park, Bedford, MK44 3WH, UNITED KINGDOM
8.6
A data limite para todos os logs é de 3 semanas após o concurso, 18 agosto de 2013 23:59:59 UTC
8.7
Estações Ilhas  - Ao enviar um log para este concurso você concorda que a RSGB pode automaticamente conceder créditos para o Diploma IOTA de QSOs que razoavelmente coincidam com os dados em sua participação (esta facilidade está incluída no Software Next Generation IOTA).
8.8
As fotografias de operações do concurso IOTA são muito bem-vindas e serão publicadas no site RSGB Contest Committee ou usado em RADCOM. Não envie estas como parte de sua submissão, mas separadamente para iotacontest@rsgbcc.org. Há também uma oportunidade para fazer upload de fotografias, clipes do YouTube e sua localização (por meio do Google Earth) quando você completar a submissão.
9. PENALIDADES
Os pontos podem ser deletados, ou candidatos desqualificados, por violação das regras ou do espírito da competição. Isto inclui, por exemplo, o uso de um terceiro para fazer contatos em uma lista ou Net, entrar em contato com estações de CW em uma freqüência de SSB ou vice-versa, deixando de observar os segmentos apropriados da banda, ou não dando a referência IOTA em todos os contatos. A decisão do Gestor de Concurso IOTA e Comitê de Concursos da RSGB é final em todas as questões de litígio.
10. PRÊMIOS
Os certificados serão concedidos para as estações líderes de cada categoria e seção, em cada continente, de acordo com o número de entradas. Um grande número de prêmios e troféus já está disponível e novos patrocinadores são sempre bem vindas.
11. SWL
Não há mais a seção SWL no Concurso IOTA mas o RADIOASCOLTO SWL promove um Concurso IOTA SWL em paralelo com o Concurso IOTA. SWLs podem encontrar mais detalhes na página do MDXC:http://www.radioascolto.org/swl   
 12. NOTA DO GERENTE DO CONCURSO :
O Gerente do Conteste IOTA  pode ser contactado  através do site do concurso. Regras, troféus disponíveis,  resultados anteriores, soapbox , fotografias e logs recebidos podem ser encontrados no site da Comissão de Concursos RSGB(www.rsgbcc.org). Cópias do Diretório IOTA, se necessárias, podem ser compradas  na RSGB. A lista completa das ilhas IOTA, e outras informações relativas ao programa IOTA podem ser encontradas  em:   http://www.rsgbiota.org/
FONTE:  http://casadoradioamador.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário