BLOG DE CARLOS CAVALCANTI: ANTENA VERTICAL MULTIBANDA 10 A 80M SEM RADIAIS

Marcadores

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

ANTENA VERTICAL MULTIBANDA 10 A 80M SEM RADIAIS





SOU COMO A FENIX, QUE RENASCE DAS CINZAS SEMPRE QUE O MUNDO DIZ NÃO!!!



ANTENA VERTICAL MULTIBANDA TIPO Cometa CHA-250.
10 a 80m  SEM O USO DE RADIAIS


Por favor, note que esta página foi originalmente destinada a dar orientação sobre como melhorar o desempenho de uma antena que é semelhante em design ao do Cometa CHA-250.
No tempo desde que eu escrevi originalmente este webpage, tenho desenvolvido um tipo completamente novo de antena vertical de banda larga, o Terminada Coaxial gaiola Monopole (TC2M), que não exige um sintonizador, é simples e de baixo custo para construir, e oferece desempenho que É comparável a, ou melhor do que, outras antenas multi-banda de tamanho semelhante.

Muitos protótipos da antena foram construídos e testados por longos períodos de tempo, eo projeto final otimizado foi concedido uma patente do Reino Unido.

Informações sobre esta nova antena, incluindo informações sobre construção, foram publicadas nos números de maio e junho de 2014 da revista Radio Communications, publicada no Reino Unido pela Sociedade de Rádio da Grã-Bretanha (RSGB). Após a sua publicação, recebi o RSGB 2015 Bennett Prize em reconhecimento de uma "contribuição significativa ou inovação que promove a arte da comunicação de rádio"

Detalhes completos estão agora disponíveis para uso não comercial.
Clique aqui para obter uma cópia em PDF do artigo original
Ou, alternativamente, visite o Antena site TC2M para mais detalhes www.tc2m.info
Eu incentivá-lo fortemente para tentar o projeto novo porque fornece o desempenho muito melhor do que a antena caracterizada nesta página da correia fotorreceptora.

G8JNJ Antena Vertical HF de Banda Larga - Não requer sintonizador - copiado por muitas empresas

As notas a seguir mostram o projeto e construção de uma antena de banda larga HF vertical que não requer um sintonizador e que é capaz de fornecer desempenho moderado em todas as faixas de 7MHz a 28MHz (desempenho reduzido de 3,5MHz para 51MHz).
Segue-se um extenso período de investigação com um 'estilo' Comet CHA-250 antena usando um especialmente construído 5: 1 transformador. Eu tentei e rejeitei muitos outros projetos antes de finalmente chegar a esta versão.
O projeto básico e os princípios originalmente descritos nesta página, em 2008 foram copiados por muitas empresas (principalmente na América do Norte), sem qualquer menção da fonte do projeto com direitos de autor. Eles vendem seus produtos para diversos $ 100 de dólares norte-americanos e continuar a fazer afirmações bizarras sobre o seu desempenho.
Então, se você quiser experimentar e construir uma antena multibanda bastante compacta, que funciona moderadamente bem, não requer um sintonizador e pode ser construído por menos de £ 20 se você comprar em torno de peças, isso pode ser para você.
Por favor, note que esta antena não vai out-perform uma antena de feixe a 100 pés nas bandas HF ou um cabo de 260 ft de comprimento nas bandas LF - Ele funciona tanto quanto uma antena vertical de 7m de comprimento pode fazer!
Acho que esta antena particularmente útil para beacon HF monitoramento usando Faros software, WSPR beaconing pessoal ou operação HF ALE usando PC ALE (a maioria dos quais são grátis).
Você pode comparar o desempenho desta antena contra os outros, tomando uma olhada no meu transmitir e receber relatórios de sinal para várias bandas, que foram registrados automaticamente no banco de dados do WSPR .
Folks considerando fazer uma G5IJ antena (que não é o que parece como o conceito é falho, é realmente equivalente a um radiador de arame grosso alimentado através de um transformador de impedância, com a atuação coaxial como contrapeso) ou aqueles que utilizam varas de pesca, 4: 1 Baluns e auto-tuners remotos também podem estar interessados ​​neste projeto, que tem perda mínima.
O princípio da operação é que um comprimento específico de elemento radiante é escolhido de modo que ele apresenta um valor médio de impedância na maioria das bandas amadoras. Um transformador de correspondência especial é conectado no ponto de alimentação para converter a impedância de alimentação da antena para algo próximo de 50 ohms.
Observe que todas essas antenas "fáceis de combinar" funcionam mais ou menos da mesma maneira, incorporando perda resistiva no transformador correspondente ou adicionando resistores externos como o BB7V e o BB6W.
A maioria tem um baixo valor de resistência ao shunt que faz com que o SWR pareça bom quando um comprimento de fio com uma impedância de ponto de alimentação alta (tensão alimentada) é anexado (1/2 onda e até múltiplos). Isto pode ser observado como proporcionar um SWR baixo quando nenhum fio de antena é ligado ao transformador.
Alguns outros também incluem um alto valor de resistência em série que faz com que o SWR pareça bom quando um comprimento de fio com uma baixa impedância de alimentação (Corrente alimentada) é anexado (1/4 de onda e múltiplos ímpares) ou um fio eletricamente curto é usado. Isto pode ser observado como proporcionar um SWR baixo quando a saída do transformador está em curto para a ligação à terra do ecrã do cabo coaxial.
Quando um bom transformador de baixa perda é usado, ambos os testes acima devem produzir uma leitura SWR muito alta, pois não há perdas de transformador para mascarar a correspondência ruim (circuito aberto e curto-circuito).
Quando um resistor é conectado através do transformador a fim melhorar o fósforo, absorverá muita a potência aplicada que seria irradiada idealmente. O valor do resistor determinará a quantidade de energia desperdiçada eo que o pior caso será SWR. Se o transformador tem um resistor que é igual em valor a sua impedância secundária, em seguida, ele irá dissipar uma grande quantidade de potência aplicada, mas sem antena conectada a SWR será perto de 1: 1. A quantidade exata de energia que será irradiada dependerá da impedância de alimentação do fio da antena a uma determinada freqüência, mas é provável que ela irradie mais energia quando a impedância de alimentação da antena é menor do que o valor da resistência de carga.
Se você usar um resistor que é duas vezes o valor da impedância secundária do transformador, então o SWR máximo sem antena conectada será 2: 1. Este é geralmente o máximo SWR a maioria dos rádios pode suportar sem a proteção SWR operando para reduzir a potência de saída para um nível seguro.Como o valor da resistência é maior do que no exemplo anterior, menos energia será desperdiçada aquecendo o resistor e mais potência será irradiada.
A antena pode ser montada no solo ou conectada a um pólo isolado, o que melhorará ainda mais o desempenho de HF (como mostrado mais adiante).
O gráfico abaixo mostra o VSWR medido de uma antena de fio vertical de 6,5 m (suportada em uma vara de pesca de 10 m) alimentada contra 10 radiais enterradas e terminada com diferentes valores de cargas resistivas.
 
O traço vermelho é com uma terminação de 50 ohm, amarelo com 100 ohm, Laranja Com 200 ohm, verde 300 ohm e azul com 450 ohm. Assim, o VSWR global mais baixo é com uma impedância resistiva de terminação de cerca de 200 a 300 ohms. Os dois marcadores mostram a frequência de ressonância 1/4 (M1 a 10.5MHz) ea frequência de ressonância de 1/2 onda (M2 a 21MHz).
Se alguma perda adicional através do transformador e perda de aproximadamente 2dB através de cabo coaxial for levada em conta, eo elemento radiante eo sistema radial forem ajustados, é possível obter um VSWR de menos de 2: 1 na maioria das bandas amadoras.
Meu projeto de transformador melhorado ainda tem alguns por perda, mas é muito menor do que o clone original Comet. Isto resulta em uma melhoria de vários dB no ganho de antena em comparação com a versão Comet (medições A / B feitas com receptor remoto).

Gráfico mostrando perda através de transformadores. O traço azul é o clone do cometa eo traço vermelho é meu transformador melhorado.
O desempenho do novo transformador é muito melhor do que as versões anteriores que testei. Eu não sou mais capaz de medir qualquer melhoria na intensidade do sinal irradiado conectando um sintonizador remoto no final do coaxial de baixa perda que alimenta a antena (exceto 1.9MHz e 3.6 MHz onde uma melhora de aproximadamente 2dB foi observada).
A perda de passagem é muito menor do que a versão original eo design da antena comércios eficiência de radiação melhorada para ligeiramente uma maior VSWR figura.
No entanto, devido à redução na perda de perdas (e seu efeito de mascaramento em VSWR), o VSWR é ligeiramente superior ao do clone de Comet.
O gráfico acima mostra o VSWR medido na base de um vertical de 6.5m suportado por uma vara de pesca de 10m. O traço vermelho mostra o fio de 6,5 m alimentado diretamente. O traço verde mostra uma terminação resistiva de 300 ohms, Laranja Traço mostra a vertical alimentado através de um transformador de estilo Comet, eo traço Azul mostra a alimentação vertical através da minha versão modificada do transformador. Os dois marcadores mostram a frequência de ressonância 1/4 (M1 a 10.5MHz) ea frequência de ressonância de 1/2 onda (M2 a 21MHz).
Observe que o transformador adiciona uma resistência shunt progressivamente maior em baixas freqüências que melhora o VSWR. Outras melhorias na correspondência podem ser obtidas usando radiais curtos, ou fios de contrapeso em vez de um sistema de terra grande. Isto aumenta a componente resistiva da impedância da antena nas freqüências mais baixas. Embora isso reduza o ganho de antena, faz muito pouca diferença para o desempenho geral nas bandas de baixa freqüência, como a antena é muito curto demais para ser eficiente nessas freqüências de qualquer maneira. Esses fatos podem horrorizá-lo, mas muitos fabricantes de antenas comerciais usam técnicas semelhantes, eles simplesmente não dizem!
Muitas pessoas também argumentam que a perda de 2 ou 3dB através de uma rede de correspondência é muito alta. Mas meus testes sugerem que mesmo uma boa ATU pode adicionar entre 0,5 a perda de 1,5 dB dB, e que muitas 4: 1 baluns, especialmente aqueles enrolada em núcleos de pó de ferro também pode adicionar mais um 1 a 3 dB de perda, especialmente quando a alimentação de baixa impedância Ou cargas altamente reativas. Assim, a perda de 2 a 3dB pode ser bastante média, e eu diria que muitos amadores já têm essa quantidade de perda em seu caminho de transmissão sem perceber, como eles nunca tomaram o tempo para medi-la.
O gráfico abaixo mostra o VSWR medido através de um cabo de 10m de comprimento na base da antena. Note que quaisquer perdas de alimentação adicionais irão melhorar ainda mais os números. Por exemplo, quando um cabo típico de cabo coaxial (com perda de 1 a 2 dB) estiver conectado, o VSWR melhorará ainda mais. Por exemplo, uma carga VSWR 3: 1 medirá como 2,3: 1 com uma perda de cabo de 1 dB e 1,9: 1 com perda de cabo de 2dB.
Freqüência
Ganho
VSWR
1,9 MHz
-26dBi
8,5: 1
3.6 MHz
-6dBi
4,2: 1
7.1 MHz
+ 1dBi
2,1: 1
10,1 MHz
+ 1dBi
1,75: 1
14,1 MHz
+ 1dBi
1,46: 1
18,1 MHz
+ 3dBi
1,94: 1
21,1 MHz
+ 4dBi
2,25: 1
24,9 MHz
+ 4 dBi
2,73: 1
29 MHz
+ 2dBi
2,38
51MHz
+ 1dBi
1,5: 1
Uma melhor indicação do desempenho pode ser obtida a partir do gráfico mostrado abaixo. Observe que o ângulo de radiação tende a se tornar mais elevado em 29MHz e 51MHz, reduzindo ligeiramente o ganho útil.

Os componentes básicos da antena são um pólo de pesca de 9m, pólo de suporte de 6m, casa construída 5: 1 transformador e algum fio. Estes são configurados conforme mostrado no diagrama abaixo.
Um diagrama mostrando a construção do transformador 5: 1 é mostrado abaixo. Note-se que este não é o mesmo que os detalhes balun Comet dos quais podem ser encontrados aqui . Os anéis de ferrite parece ser similar ao tipo 33material e pode ser obtido a partir de CPC número da peça CBBR6924 ou CBBR6945 Ambos são fornecidos em pacotes de cinco e deve apenas deslizar sobre água tubo de cobre 15 milímetros de diâmetro padrão. Infelizmente alguns dos anéis de ferrite que eu comprei recentemente são ligeiramente menores, e por isso não vai caber sobre o tubo de cobre de tamanho padrão de cobre. Se você encontrar esse problema, você pode ter que comprar tubos de latão de uma loja modelo em vez disso.
Aqui está um que eu fiz mais cedo!
Nota - Desde que eu originalmente construído esta antena. Várias pessoas tentaram usá-lo com um auto-afinador para melhorar o desempenho. Isso não é provável que faça muita diferença, por causa das perdas no transformador. Se você deseja obter uma melhor eficiência com um auto-tuner. Então eu sugiro que você use a 4: 1 unun ferida no tipo de material em pó 52 Ferro mostrado na parte inferior da seção BBV7 de desta página .
O balun 1: 1 que é usado para isolar a alimentação coaxial na base da antena usa cinco dos mesmos anéis de ferrite colados com cinco rotações de coax passando pelo centro. Idealmente, você precisa de pelo menos quatro destes para obter os melhores resultados.

FAQ's - Respostas a perguntas que me foram feitas sobre a antena

Como isso funciona?
Depende do que você escolher para compará-lo contra, e em que bandas. Por exemplo, eu esperaria que ele executasse bastante bem contra algo como um 18AVT nas bandas de HF, no entanto, ele não vai funcionar nada como, bem como um fio de 132ft nas bandas LF. Eu estimo 8 a 10dB pior em 80m e 20 a 30 dB pior em 1.9MHz. A única comparação justa seria contra o mesmo radiador e contrapeso, mas alimentado com um auto-sintonizador no lugar do transformador correspondente, pois isso representaria o melhor desempenho que você poderia alcançar nesta configuração. Isto é como eu medi o desempenho da antena eo padrão que eu julgo contra. Pela sua própria natureza a versão do transformador será pior do que este ideal, mas acho que vale a pena negociar alguns dB de perda adicional, a fim de obter operação de banda larga. Note que desde que eu construí originalmente esta antena.Várias pessoas tentaram usá-lo com um auto-afinador para melhorar o desempenho. Isso não é provável que faça muita diferença, por causa das perdas no transformador. Se você deseja alcançar uma melhor eficiência com um auto-sintonizador, como um LDG Z11Pro. Então eu sugiro que você use a 4: 1 unun ferida no tipo de material em pó 52 Ferro mostrado na parte inferior da seção BBV7 de esta página
Em resumo, compara-se favoravelmente com outras antenas verticais multibanda de altura semelhante nas bandas de HF, mas não tão bem nas bandas LF.
   
Por que eu posso ouvir estações, mas eles não podem me ouvir?

Você esperaria que se você pode ouvir as estações você deve ser capaz de trabalhá-los, no entanto, o menor nível de ruído em receber significa que você às vezes pode ouvir estações nas bandas LF que de outra forma seria mascarado por QRM em antenas maiores. Em resumo, o nível do sinal é menor, mas a relação sinal / ruído é muito melhor.

Você pode ouvir DX com ele, e parece funcionar muito bem no RX, mas talvez não tão bem em TX, o que parece estranho como você deve esperar desempenho recíproco. Eu posso medir minha força de campo transmitida remotamente e comparar a antena contra outros projetos e parece corresponder dB para dB em TX e RX (além de óbvias diferenças de ganho absoluto). No entanto, às vezes eu chamo as estações na vertical e eles não voltam, trocam para a outra antena e eles fazem, mesmo que em recebimento eles são a mesma força, é um fenômeno muito estranho, mas eu suspeito que é simplesmente para baixo para um melhor Recebe a relação S / N na vertical (em oposição à intensidade absoluta do sinal). Eu acho que funciona bem como uma antena de recepção em 160m e um construtor John, G4IJD, ouviu uma estação ZL em 80m com força razoável. Nas comparações que eu tê-lo encontrado supera a Datong antena ativa montados na mesma altura.
   
Qual é a frequência de ressonância da antena?

A base da antena é que não é ressonante em qualquer uma das freqüências desejadas. Ele é projetado de modo que a impedância apresentada pelo elemento radiante nas freqüências desejadas esteja próxima da impedância secundária do transformador para a máxima transferência de energia. O uso de um elemento radiante de 7.1m não é acidental (o elemento radiante é realmente um comprimento de onda de ¼ de comprimento em 10.4MHz). É pretendido apresentar uma impedância manageable nas faixas amadoras desejadas, ao não ser demasiado longo (sob a onda 5/8) para a operação eficaz em 10m e 6m. Fazer o elemento vertical mais longo faria com que o ângulo da radiação aumentasse na elevação, reduzindo o ganho útil.
   
Como posso melhorar ainda mais seu desempenho?

O principal problema é equilibrar os parâmetros de comprimento vertical máximo (que precisa ser mantido abaixo de 5/8 onda na freqüência mais alta), comprimento suficiente para ser eficiente na menor freqüência, uma impedância de alimentação moderada (para se adequar à relação do transformador) para O elemento radiante em todas as freqüências necessárias para TX, e idealmente algum componente horizontal para manter as pessoas que exigem o desempenho NVIS em 80m feliz.

Você pode substituir o transformador por um sintonizador automático, aumentar o número eo comprimento dos radiais, aumentar a altura do pólo de suporte, usar menor coaxial de perda, aumentar a potência de transmissão, adicionar um fio de 80m de deslocamento superior de carregamento superior.As permutações são infinitas - mas não é a antena que você começou!
   
Como posso fazer com que funcione melhor nas bandas do LF?

Desempenho em 80m é um pouco de um compromisso. Eu acho que é cerca de 6dB para baixo em um elemento de comprimento equivalente radiantes e contrapeso, mas com um auto-atu no lugar do transformador. Alimentação do transformador com um controle remoto feito cerca de 2dB melhoria em 80m sobre o transformador sozinho. Nas bandas HF adicionando um atu remoto fez pouca diferença.

No entanto, a percepção de falta de desempenho pode ser devido a vários fatores. Um deles é que é muito mais curto do que um ¼ de comprimento de onda nas bandas LF, outro é que sendo um vertical que tem muito pouca radiação para cima, por isso é um mau desempenho para a cobertura NVIS em 1.9 e 3.6MHz. Assim, uma vez que você chegar fora da cobertura de onda do solo não há nada até passado cerca de 500 milhas por isso é muito ruim para semi-locais contatos.

A principal dificuldade é gerenciar a impedância apresentada pelo elemento radiante nas bandas LF. Por exemplo, um fio de 7m de comprimento sobre um plano de terra médio em 1.9MHz é tipicamente 10 - J1310 e em 3.6MHz 10.5 -J640. Como você pode ver o elemento resistivo é muito pequeno em relação à impedância secundária do transformador eo componente reativo é muito maior e capacitivo. Com meu projeto do transformador eu tentei rolar fora da relação da impedância no fim do LF para começar um fósforo mais próximo ao elemento radiante mas é ainda uma maneira longa para fora. A partir deste espero que você possa ter uma boa idéia de quais parâmetros de design podem ser negociados, e aqueles que continuará a ser um compromisso. A antena de banda larga eficiente ideal é um "santo graal" para os designers de antena, e tenho certeza que há muito mais pessoas qualificadas que eu mesmo que ainda não o encontrei.

John, G4IJD sugeriu usar a antena em uma configuração horizontal. Eu tenho jogado com esta idéia, ea melhor configuração até agora parece ser algo como um 11,2m fio horizontal a 10m acima do solo, com o transformador também a 10m, alimentado com coaxial e com o balun choke 1: 1 Coaxial a 2m acima do solo.

No entanto, eu suspeito que as dificuldades mecânicas de suportar o transformador em 10m pode fazer uma L invertida mais fácil de implementar.
Para conseguir isso tudo o que é necessário é a adição de um fio horizontal na parte superior da seção vertical existente. Isso iria adicionar um componente NVIS, aumentar a resistência à radiação e melhorar a eficiência em 80m. A questão é, quanto tempo deve ser a seção de fio horizontal.Sugiro manter o corte vertical do mesmo comprimento que o projeto original, mas adicionar um fio horizontal de 12,2 m de comprimento ou 27.2m de comprimento, para tornar o comprimento total de irradiando elemento ou 1 9.2m ou 34.2m.
Estes comprimentos não deve apresentar uma impedância de muito maior do que 1K em qualquer um dos de transmissão desejada frequencies.You pode usar o programa LVD neste site para dar uma estimativa da impedância de alimentação se você quiser experimentar com outros comprimentos (também ver as minhas notas relativas para auto-rádio ). Usando um fio top horizontal 12.2m irá adicionar um componente NVIS útil em 3.6MHz, mas você realmente precisa chegar até 27.2m longo antes que ele se torne eficaz. No entanto, neste momento, a antena está começando a se tornar bastante grande. Outra opção seria usar dois top (ou mais) fios de comprimentos diferentes dizer uma proporção de 1/3 & 2/3   A fim de proporcionar correntes incompatíveis que resultariam em melhor cobertura NVIS.
Outra idéia que tentei é adicionar um enrolamento helicoidal na parte superior do elemento vertical para melhorar o desempenho nas bandas LF sem afetar adversamente as bandas de HF. 400 voltas do fio espaçado próximo 2m para baixo da parte superior do elment radiating com aproximadamente outro 0.5m do fio acima dele trabalham bem para 160m e igualmente fornecem alguma melhoria em 80m.
Outra alternativa seria tentar usar o transformador para alimentar algo como um loop 60m dia horizontal, o que também iria melhorar a cobertura NVIS nas bandas LF.
Como posso fazê-lo funcionar melhor em 6m?
O desempenho em 6m é reduzido devido ao comprimento do elemento irradiante. Idealmente, uma antena vertical não deve ter mais de 5/8 de comprimento de onda, ou a maior parte da energia irradiada tende a disparar em direção ao céu. Tentei modelar a antena com um capacete de quatro elementos a várias alturas e descobri que quatro radiais de 1m de comprimento, unidos ao elemento de radiação vertical principal 2m acima do ponto de alimentação, resultam em aproximadamente 6dB de ganho para o horizonte. Ainda há alguma energia irradiada para o céu, mas isso é mais do que compensado pela melhoria no ganho em ângulos baixos. Esta modificação resulta em uma ligeira redução no ganho em 10m, mas este pode ser um comércio que vale a pena. Até agora eu não tive a oportunidade de tentar isso, mas espero fazê-lo em um futuro próximo.
Posso usar alguma outra forma de carregamento?
Existe um problema na adição de qualquer forma de carga, uma vez que introduz diferentes impedâncias em outras frequências. Uma bobina de carga ou armadilha que é introduzida para melhorar o desempenho nas bandas LF terá um impacto na extremidade HF. O método menos problemático seria adicionar uma bobina de carga em direcção ao topo do elemento radiante e / ou carga capacitiva. A técnica como Petlowany de carga também é uma possibilidade, ver a minha antena linha de lavagem .

John, G4IJD, tem experimentado o carregamento do chapéu de capacidade, usando quatro fios inclinados da parte superior do elemento radiante. Incluí alguns dos comentários de John abaixo
>>> Tendo estabelecido primeiro que meu esforço chegou perto de seus resultados (base da antena ainda em cerca de 3m agl) meu "gut" sentimento era que T (ou talvez a capacidade desde T é realmente fora de questão) o carregamento iria melhorar o jogo Na banda superior e 80m sem alterar significativamente a carga nas bandas de HF.
Para fins de teste eu ter anexado 4 fios, todos iguais em comprimento para o elemento principal, para o topo da antena. Ao trazer esses fios para fora da base eu posso ver qualquer efeito sobre a correspondência com bastante facilidade.
Usando todos os quatro fios estendidos para fora a cerca de 5m da base em 90 graus um ao outro, o VSWR na banda superior cai para cerca de 1,4: 1 quando medido no transmissor e assim uma ATU não é necessária. Correspondência em todas as outras bandas, em seguida, pode ser atendido por uma ATU. Para retornar tudo ao normal eu simplesmente conecto todos os fios juntos na base do elemento principal. Não tentei todas as combinações ainda, mas vou mantê-lo informado.
Eu não tenho idéia do efeito que isso tem sobre o padrão de radiação, mas na minha situação os fios extras dobrar-se como fios de cara e estabilizar a antena em ventos fortes, assim, aumentar a confiança dos vizinhos. Claro que tudo isso é possível porque a base é facilmente acessível a partir de uma escada.
Acho que esta antena vai apelar para um monte de pessoas, enquanto eles ler todas as suas notas e não esperar muito dele. Como uma antena de conveniência all band é ideal para mim. Posso pensar em vários usos para um segundo. -benzóico.
Mais análise desta é necessária, mas pareceu-me que os fios poderiam ser trazidos bact para a base do elemento irradiante para formar uma gaiola dobradomonopole , talvez algo como isso . Algumas antenas HF militares de banda larga usam esta técnica, muitas vezes em conjunto com um resistor de alta potência de terminação.
Por que você usou cabo coaxial como o elemento radiante?
Quando eu modelado a antena que eu encontrei eu tenho melhores resultados usando um condutor de diâmetro maior. Reduzi o diâmetro até que os resultados começassem a piorar. O melhor compromisso era usar um diâmetro de cerca de 10mm, eo cabo coaxial era a opção mais barata. Se você tem o tubo de alumínio ou uma antena velha do CB este seria mais melhor ainda. Basta cortar o comprimento de modo que ele é uma ¼ de onda em 10.4MHz como isso vai dar a impedância de correspondência correta em outras freqüências. Se você precisar usar um pólo de suporte mais curto, é possível usar um enrolamento helicoidal "preguiçoso" para o elemento radiante, digamos até 4 voltas por metro de comprimento, deve ser OK, porém esta técnica tende a apresentar ressonâncias secundárias imprevisíveis que poderiam colocar 'Grumos e solavancos' na resposta de freqüência.
Qual a importância da altura do poste de montagem e do comprimento e número de ramais?
Eles não são muito críticos, por exemplo, três radiais de 5m de comprimento seriam muito bem, no entanto eu gostaria de sugerir que todos os fios radiais ou contrapeso eo pólo de montagem não estão conectados ao solo eo comprimento não excede 10m. Você pode querer experimentar com os comprimentos e 'ângulo de dangle' para alcançar o melhor fósforo de impedância nas freqüências necessárias. Nas bandas de LF mais radiais seria melhor, mas você poderia tentar adicionar dizer duas radios indutivamente carregado sintonizado nas bandas de LF de interesse. Como eu disse anteriormente, você pode montá-lo mais alto ou mais baixo dentro de certos limites. Mas se isso não for fácil, você pode considerar a montagem no solo com pelo menos quatro radiais. Neste caso, adicionando mais radiais vai melhorar ainda mais o desempenho.
Tenho obtido resultados muito bons montando esta antena em cima de um edifício com um telhado revestido de metal. Eu não usei radiais, mas montado o transfomer perto da borda do telhado e conectou-o ao revestimento com uma cinta metálica curta.
Se nenhum destes dois métodos não for possível, você pode montar na terra a antena e conectá-la a tantas radiais quanto possível. No entanto, o ganho será significativamente menor do que o uso de uma alimentação elevada e contrapeso / radial.
Por que há um balun de estrangulamento 1: 1 na base do mastro?

A finalidade é dupla. Ele é projetado para fornecer uma "ruptura" de alta impedância no cabo de alimentação em um ponto específico, de modo que a seção vertical do cabo coaxial (eo pólo de suporte que ele percorre) seja "levantada" acima do solo para formar um contrapeso, Então torna-se semelhante a um dipolo vertical alimentado descentrado. Se o balun fosse instalado no topo do pólo, ainda haveria acoplamento entre o exterior do coaxial abaixo do balun e o pólo de suporte. O segundo objectivo é evitar que o ruído eléctrico e outros sinais de interferência indesejados que podem ser transportados no exterior do cabo coaxial sejam conduzidos para o caminho de recepção. Ele também elimina RF no coaxial quando usado para fins de transmissão.

Por favor, note que simplesmente usando bobina coaxial como um balun não fornece uma impedância sufocante o suficiente para este propósito.

Posso usar chokes de cabos de monitor CRT ou alguns outros que eu tenho na minha caixa de lixo?

Eu tentei uma grande seleção de materiais ferrite, incluindo alguns que eu tenho recuperado de sucata CRT monitores PC. Há uma variação muito grande entre tipos (mesmo aqueles da mesma marca e modelo) eu penso que apenas usam o que quer que podem começar a preensão de. Se você tiver um grande número (pelo menos 10 e idealmente 30 - 40 ou mais para 1.9 e 3.6MHz) e thread-los sobre coaxial eles podem ser usados ​​para o balun 1: 1 para suprimir o ruído que de outra forma seria induzido para o recebido sinal. No entanto, a variação de características torna difícil de usar para o transformador, se você deseja obter resultados repetíveis. Também tenha muito cuidado com os núcleos de anel que você compra em comícios de rádio ou em e-bay.Muitos destes são realmente feitos de pó de ferro, e são projetados para uso de baixa frequência (əMHz) em fontes de alimentação de modo comutado.Eles não são adequados nesta aplicação. Se você tem uma ponte de medição de impedância você pode testá-los para ver se eles são feitos de ferrite.Como uma regra de ouro com uma volta você deve obter cerca de 2.5uH a 2MHz, 1uH a 10MHz e 0.4uH a 30MHz para um núcleo de 20 x 30mm com furo dia 7mm se é semelhante ao tipo 43 material. No entanto, se você fizer isso eu não posso garantir que vai funcionar, bem como um transformador feito com as peças especificadas.
Eu tenho que usar tubo de cobre ou latão?
Não, Wolfgang, OE1MWW tem usado com sucesso a trança de RG213 coaxial. Ele também tentou usar apenas um loop de fio único, mas descobriu que o acoplamento mais próximo fornecido pelo enrolamento do tubo coaxial produziu resultados muito melhores. Veja mais abaixo na página.
Como posso aumentar o poder de manipulação?
O principal problema com o manuseio de potência parece estar em freqüências em torno de 18 a 22MHz onde o comprimento do elemento radiante é de cerca de ½ comprimento de onda que apresenta uma impedância de carga alta. Isto resulta na dissipação de energia no material de ferrite utilizado no núcleo do transformador. Usando uma caixa de metal e dissipador de calor e ligando o material de ferrite para a caixa com condutor térmico resina epóxipode ajudar. Podem ser adicionados mais núcleos, mas isto irá diminuir a frequência na qual ocorre a transformação de impedância máxima, o que pode aumentar a perda nas bandas LF. Outra sugestão é que os núcleos de ferrite são substituídos por ferro em pó e a quantidade aumentada. Você pode precisar usar 20 ou mais núcleos de ferro em pó para obter a indutância necessária. A impedância de entrada sem elemento radiante deve medir pelo menos 200 ohms na freqüência de operação mais baixa.
Por que você usou o interior do cabo coaxial para o enrolamento secundário do transformador?
Eu escolhi este para suas propriedades de isolação de alta tensão. A maioria de espuma isolou o coaxial da tevê satellite tem uma tensão da ruptura de ao redor 1.8KV. Isto deve ser adequado para níveis de potência até cerca de 200watts em frequências onde o elemento de radiação apresenta a maior impedância (e requer a tensão de alimentação máxima) para o transformador.
G8JNJ - 01/06/2014 v4.3

Quem mais fez uma?

apesar do fato de que o meu trabalho artístico design original foi claramente marcado © G8JNJ 2008, s empresas everal ter copiado e vendido partes fundamentais deste projeto sem creditar a fonte.
Vou deixar que você adivinhe quem eles são, como o fabricante de um dos quatro mostrado abaixo ameaçou me processar por colocar uma foto mostrando o interior da "sua" unidade correspondente no meu site!


                 

Atualizar
Pelo menos esses guy's são um pouco mais aberto, mas ainda sem crédito para a fonte.
No início de 2016, um vídeo intitulado "Dentro de um Jogo Alpha" foi postado no YouTube pelo usuário "steinhest" mostrando o interior de uma unidade de harmonização como vendido por Alpha Antena.
Siga este link para o vídeo: -
Www.youtube.com/watch?v=IbLAeqqRdNc
Aqui está um quadro fixo capturado a partir do vídeo

Na seção de comentários do vídeo You tube
"Chameleon Antenna" publicado: -
"Wow !! Eles estão usando o que estamos usando em nosso HYBRID, HYBRID-MINI e EMCOMM II há anos !!!! É um 5: 1 UNUN !! LOL"
"ChameleonWalker" postou mais tarde: -
"Esta é a imagem dos nossos transformadores 5: 1.
Https://www.dropbox.com/sc/3dfx1137sbu3jmc/AACt-xhgYo-DF9BgOhDV67wla
O maior é usado no HYBRID, HYBRID-MINI, EMCOMM II, TD, TD Lite eo WINDOM 40 eo pequeno é usado no HYBRID-MICRO.
Demorou poucos dias para obter as imagens feito porque estávamos inteiramente vendidos em quase tudo! Atualmente estamos fabricando 200 HYBRID, HYBRID-MINI e HYBRID-MICRO e toneladas de outros produtos ...
Com qualquer das antenas acima mencionadas e com uma instalação adequada este é o tipo de performances que pode ser possível alcançar com eles.Nossos transformadores são feitos de forma a reduzir as perdas a um mínimo. "

Aqui está uma visão mais detalhada do transformador maior.

Aqui está outro vídeo que foi publicado no Youtube. Este mostra o interior de uma unidade de correspondência Alpha e Cameleon.
Eles se parecem muito familiar não é?
Note-se que tanto Chameleon e Alpha Antena obter consistentemente bons comentários sobre EHAM http://www.eham.net/reviews/ então por que não tentar construir um você mesmo.

Outros amadores que experim tura orientada com este conceito são: -
João. G4IJD
erry. G4GGZ
Peter, PE1DCD
Gernot, OE1IFM http://www.oe1ifm.at/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=59 Construído para a baliza V53ARC WSPR
Wolfgang, OE1MWW
Dirk, PE1CZW
 

Sven, OZ6SI
RAFAEL DE SOUZA
Miguel, PU3XPG
G8JNJ - Última actualização 22/07/2016 v4.6

2 comentários:

  1. NA VERDADE COMO VC. FALA ISSO É APENAS PRA VC. USAR NA IMPOSSIBILIDADE DE OUTRA ANTENA,SEJA DIPOLO
    NÃO VAMOS CONSEGUIR FAZER ELE FUNCIONAR A CONTENTO EM TODAS AS BANDAS,SIM MELHORAR NA BANDA MAIS PTRETENDIDA.
    GRATO
    WERNER pp5wh

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos, muito interessante seu artigo. Tem um desses trafos 5:1 para me vender? jgvieira@oi.com.br

    ResponderExcluir