BLOG DE CARLOS CAVALCANTI: janeiro 2017

Marcadores

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017




FATOS SOBRE A UCRÂNIA


swallows-nest-ukraine

_DSF4090
Essa tag é uma adaptação da famosa “50 fatos sobre mim”. A ideia de fazer essa tag surgiu quando eu estava assistindo o canal Alemanizando e eles fizeram um vídeo dessa tag adaptada para “50 fatos sobre a Alemanha”, inspirados pelo canal Aqui pode – a vida no Japão que fez “50 fatos sobre o Japão”. Deu um trabalhão encontrar 50 fatos interessantes que não fossem apenas históricos. Se houver alguma informação errada, a culpa é do Wikipedia e da internet em geral, já que foram as minhas fontes para a maior parte dos fatos listados aqui. Sem mais delongas, vamos a eles:
1 A Ucrânia faz fronteira com Rússia, Bielorrússia, Polônia, Eslováquia, Hungria, Moldávia Romênia.
2 É o segundo maior país da Europa, atrás da Rússia Europeia e à frente da França metropolitana.
3 É o 44° país do mundo em território, um pouco maior que o estado brasileiro de Minas Gerais
4 Kiev é a capital da Ucrânia.
5 O maior rio da Ucrânia é o Dnipro (é o 47º mais longo rio do mundo). Ele nasce nas montanhas de Valdai (norte da Rússia), e corre para sul, acabando por desaguar no Mar Negro. Ao longo de 115 km serve de fronteira natural entre a Bielorrússia e a Ucrânia.
6 A bandeira nacional da Ucrânia é azul e amarela e as cores representam o céu azul acima das plantações de trigo.
7 O presidente da Ucrânia é Petro Poroshenko, um empresário bilionário dono da Roshen, a maior fabricante de confeitaria na Ucrânia, um trocadilho do seu próprio sobrenome Poroshenko. Ele é conhecido como o rei do chocolate (#willywonkafeelings).
8 O ucraniano é a língua oficial e o seu alfabeto é cirílico. O russo também é muito falado.
9 A moeda da Ucrânia é a grívnia (UAH).
10 A religião predominante é o cristianismo ortodoxo oriental, que influenciou fortemente a arquitetura, a literatura e a música do país.
11 O Natal na Ucrânia é comemorado no dia 07 de janeiro e dia 25 de dezembro é um dia comum.
12 Tornou-se um Estado-nação independente apenas em 1991.
13 Desde o fim do ano passado, o Parlamento da Ucrânia permite que as pessoas assistam suas sessões.
14 Desde a dissolução da União Soviética, o país continua a manter o segundo maior exército da Europa, depois da Rússia.
15 As principais cidades do país (por população) são Kiev, Carcóvia, Dnipropetrovsk, Odessa, Donetsk, Zaporíjia e Lviv.
16 A Ucrânia é subdividida em 24 províncias (oblasts) e em uma república autônoma, a Crimeia. Adicionalmente, duas cidades têm um estatuto especial.
17 A Ucrânia possui cerca de 5% das fontes minerais do mundo.
18 A Ucrânia é pesadamente dependente de sua energia nuclear e a maior usina nuclear na Europa, a Usina Nuclear de Zaporíjia, é localizada na Ucrânia.
19 O desastre de Chernobyl ocorrido em 1986 é o pior acidente nuclear da história em termos de custo e de mortes resultantes, além de ser um dos dois únicos classificados como um evento de nível 7 (classificação máxima) na Escala Internacional de Acidentes Nucleares (sendo o outro o Acidente nuclear de Fukushima I, no Japão, em 2011).
20 Ainda não existe coleta seletiva de lixo na Ucrânia. A reciclagem de lixo doméstico tóxico ainda está em processos iniciais no país.
21 A Ucrânia foi a sede da última Eurocopa em 2012, a máxima competição de futebol entre seleções da Europa. Foi sediada em conjunto com sua vizinha Polônia.
22 Os clubes de futebol mais conhecidos do país são Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev. O primeiro tem 13 jogadores brasileiros e o segundo tem 2.
23 Dois campeões mundiais de boxe na categoria peso-pesado são Ucranianos: os irmão Vitali e Wladimir Klitschko.
_DSF4331
Universidade Tarasa Shevchenka.
24 Os ucranianos estão na lista de povos mais educados e eruditos do mundo. O número de cidadãos com educação superior per capita é maior que a média europeia. O número de pessoas sem nível superior é muito pequeno.
25 A Kyiv-Mohyla Academy, fundada em 1632 por Petro Mohyla em Kiev, é uma das universidades mais reconhecidas da Ucrânia.
26 Taras Shevchenko é o poeta mais famoso da Ucrânia. Sua obra foi traduzida para muitas línguas e existem mais de 1200 monumentos dele pelo mundo, a maioria deles fica na Ucrânia.
27 É possível comprar remédio sem receita na Ucrânia.
28 Nos supermercados, as sacolas plásticas são pagas.
29 É permitido estacionar os carros em cima das calçadas sem nenhum problema.
30 Em Kiev, os terminais eletrônicos de autoatendimento ficam na rua, sem nenhuma proteção. Você saca o dinheiro tranquilamente enquanto as pessoas passam na calçada atrás de você.
31 A segunda estação de metrô mais profunda do mundo, a Arsenalna, fica em Kiev.
32 A partir desse ano, o metrô de Kiev terá cobertura wifi gratuita.
_DSF4353
Cachorro entrando no metrô.
33 Apesar das placas indicando que é proibido cachorro no metrô, as pessoas entram com seus cachorrinhos sem problemas.
34 A Ucrânia recebe mais de 12 milhões de turistas estrangeiros por ano.
35 Por lei, os filmes exibidos nos cinemas da Ucrânia devem ser dublados em língua ucraniana.
36 A maior aeronave de transporte cargueiro do mundo, An-225 Mriya, é produzida pela empresa ucraniana Antonov Design Bureau.
37 O primeiro computador da Europa continental foi construído em Kiev sob a supervisão de Serey Lebedev e Victor Glushkov em 1950.
38 Na Crimeia, existe uma rota super longa de trolleybus que conecta duas grandes cidades da área – Simferopol e Yalta. São mais de 85km de distância.
39 O centro geográfico da Europa localiza-se numa pequena cidade da Ucrânia chamada Rahiv cercada pelas belas montanhas Cárpatos.
40 A primeira constituição do mundo foi adotada na Ucrânia. Em 5 de abril de 1710, Philip Orlik adotou “A Constituição dos Direitos e Liberdade das tropas de Zaporíjia”. Outros países criaram suas constituições anos e anos depois.
swallows-nest-ukraine
Swallow’s Nest. Foto por Jane Sweeney.
41 A Ucrânia tem vários castelos incríveis como o Swallow’s Nest em Yalta e o Kamianets-Podilskyi localizado na cidade com o mesmo nome.
42 O primeiro Mcdonald’s da Ucrânia foi aberto em 1997 em Kiev. E o segundo Mcdonald’s mais visitado do mundo fica em Kiev, na Vokzalna Square.
43 O Mcdonald’s encerrou suas operações em lojas de sua propriedade na Crimeia, após a Rússia ter anexado a região em 2014.
44 Os ucranianos precisam de visto para entrar na maioria dos países da Europa.
45 Assim como em outros países, na Ucrânia é comum tirar os sapatos para entrar nas casas.
46 Ucranianos têm o costume de comer sementes de girassol, peixe desidratado (normalmente acompanhado de cerveja) e salo que é gordura de porco que pode ser frita, assada, cozida, etc.
47 Entre os pratos típicos estão a borsch (sopa de beterraba), varenyky (é uma espécie de massa de ravioli com recheio salgado ou doce) e deruny (panquecas de batata).
48 Ucranianos usam a aliança de casamento na mão direita.
49 Odessa é a Ibiza da Ucrânia, se é que vocês me entendem.
50 As saunas são bem comuns na Ucrânia. Mas essa tradição não envolve apenas ficar suando em altas temperaturas. Adicione a isso, uma pequena surra para ativar a circulação e depois, um mergulho na água gelada.



A Ucrânia é o segundo maior país em área territorial da Europa, atrás apenas da Rússia (lembrando que a Rússia é um país com grande parte de sua área situada na Ásia).
A Ucrânia é o sexto país mais populoso do continente europeu depois de Rússia, Alemanha, Reino Unido, França e Itália.
A maior parte da população é de etnia ucraniana (78%). O segundo maior grupo populacional é o russo (17%). Existem minorias formadas por grupos étnicos como o romeno, o bielorrusso, o tártaro, o polonês, o búlgaro, o húngaro, o armênio e o grego.
Um detalhe bastante curioso sobre a população: a Ucrânia possui mais mulheres do que homens. São aproximadamente 54% de mulheres e 46% de homens.
A população da Ucrânia está aos poucos diminuindo. Só para efeito de comparação, a população urbana era de 34 milhões de pessoas em 1 990 e em 2 010, de 31 milhões.
A língua mais falada é o ucraniano, uma língua de origem eslava e do grupo indo-europeu. As línguas eslavas são faladas no leste da Europa, em países como Rússia, Polônia, República Tcheca, Bulgária e Croácia. O alfabeto usado no país é o cirílico ucraniano.
Devido à fertilidade de suas terras, a Ucrânia é por muitos chamada de celeiro da Europa. Não sem motivos, o país é o terceiro maior exportador de grãos do mundo.
A moeda do país se chama grívnia.
A Ucrânia possui o segundo maior exército da Europa, ficando atrás apenas da poderosa Rússia.
O país é dividido em 24 províncias (chamadas de oblasts). As mais populosas são Donetsk, Dnipropetrovsk, Lviv, Odessa e Kharkiv.
Recentemente anexada pela Rússia, a Crimeia era uma região autônoma de maioria étnica russa (quase 60% da população) situada entre o Mar de Azov e o Mar Negro. A capital é Sinferopol e a cidade mais populosa, Sebastopol.
As cidades ucranianas mais populosas são, pela ordem: Kiev, Dnotsk, Odessa, Dniproptetrovske e Kharkiv.
A Ucrânia fez parte da União Soviética até 1 991, época do colapso da antiga federação comunista. Com a independência, o país perdeu grande parte do seu PIB.
O clima é temperado, com invernos frios no interior e amenos no litoral – principalmente nas regiões próximas ao Mar Negro.
A Ucrânia depende em grande parte do gás natural russo, que é fornecido ao país com um desconto de 30%.
Uma das maiores tragédias da história da Ucrânia foi o acidente nuclear da usina de Chernobyl, ocorrida em 1 986. O acidente gerou uma nuvem radioativa que atingiu diversos países da Europa, principalmente a vizinha Bielorrússia. A contaminação era quase 400 vezes maior do que a da bomba atômica de Hiroshima.
O acidente nuclear de Chernobyl obrigou as autoridades da época (lembrando que a Ucrânia era uma das unidades da União Soviética) a evacuar completamente a cidade de Pripyat, a poucos quilômetros da usina. Pripyat é hoje uma cidade fantasma, onde jornalistas, pesquisadores e curiosos só podem entrar com autorização.
Ucrânia e Polônia sediaram juntas a Eurocopa, um dos mais importantes torneios de futebol do continente, em 2 012.
Os principais times de futebol do país são o Dínamo (chamado de Dínamo de Kiev), o Shaktar Donetsk, o Metalist e o Dnipro.
O Shaktar Donetsk é atualmente um dos times do leste da Europa com maior número de jogadores brasileiros. Em 2 011, o time tinha 10 jogadores nascidos no Brasil.
Kiev foi praticamente arrasada durante a ocupação pela Alemanha nazista, entre 1 941 e 1 943. Com a derrota dos nazistas, a cidade teve quase que ser reerguida do zero.
A maior parte dos ucranianos segue a Igreja Ortodoxa Oriental, de matriz cristã.
De 2 a 3 milhões de ucranianos trabalham e residem em outros países, especialmente da União Europeia. Existem grandes contingentes de ucranianos até em Portugal e Espanha.
Milhares de descendentes de ucranianos vivem no Brasil, principalmente no estado do Paraná. A cidade com maior porcentagem de descendentes é a paranaense Prudentópolis.
As cores amarelo e azul da bandeira ucraniana simbolizam o trigo das estepes e o azul celeste.



A Ucrânia é o segundo maior país em área da Europa, atrás apenas da Rússia (lembrando que a Rússia é um país com grande parte de sua área situada na Ásia).

A Ucrânia é o sexto país mais populoso do continente europeu depois de Rússia, Alemanha, Reino Unido, França e Itália.

A maior parte da população é de etnia ucraniana (78%). O segundo maior grupo populacional é o russo (17%). Existem minorias formadas por grupos étnicos como o romeno, o bielorrusso, o tártaro, o polonês, o búlgaro, o húngaro, o armênio e o grego.

Um detalhe bastante curioso sobre a população: a Ucrânia possui mais mulheres do que homens. São aproximadamente 54% de mulheres e 46% de homens.

A população da Ucrânia está aos poucos diminuindo. Só para efeito de comparação, em 1990 a população urbana era de 34 milhões de pessoas e em 2010, de 31 milhões.

A língua mais falada é o ucraniano, uma língua de origem eslava do grupo indo-europeu. As línguas eslavas são faladas no leste da Europa, em países como Rússia, Polônia, República Tcheca, Bulgária e Croácia. O alfabeto usado no país é o cirílico ucraniano.

Devido à fertilidade de suas terras, a Ucrânia é por muitos chamada de celeiro da Europa. Não sem motivos, o país é o terceiro maior exportador de grãos do mundo.


Todos os países têm coisas diferentes e que às vezes só viajando muitas das vezes não vemos. Quando estamos a viver num local específico vamo-nos apercebendo de certas coisas, acções, objectos, palavras que são interessantes, pelo menos para mim. Quando falo de interessantes, não é que nada destas coisas contribua para o meu desenvolvimento intelectual, mas são interessantes pois são coisas que podem por um lado definir um povo, e, marcar diferenças culturais sociais entre diferentes países.
Esta página vai sendo actualizada à medida que vou descobrindo cosas novas. 

Coisas interessantes na Ucrânia


  • Os garrafões de água mineral não são de 5 litros mas sim de 6 litros… vai-se lá saber porquê…
  • Os trovões são de uma intensidade tal, que parecem tiros de canhões de guerra;
  • Os ucranianos mulheres e homens são de maneira geral muito simpáticos e muito comunicativos e não precisam de alcoól como nalguns países vizinhos para serem sociáveis. Já o são por natureza.
  • Há gelados de castanha…
  • Já vi mais jipes Toyota Land Cruiser V8 dos novos que em todos os países que passei, juntado todos eles, incluíndo Marrocos um país que vive muito de jipes para excursões…
  • Muitas das vezes, um dialogo entre 2 ucranianos é alucinante pois uma pessoa fala ucraniano e a outra responde em russo, ou seja, uma fala ucraniano e a outra russo;
  • Todos os dias vejo pelo menos 2 ou 4 bêbados a andarem (tombarem) pelas ruas;
  • Há imensos cogumelos e morangos;
  • Os ucranianos mulheres e homens ligam imenso à imagem, vivem para a imagem, importam-se bastante de como se parecem, isto faz com que as mulheres andem lindas e os gajos super arranjados também, mas, de uma maneira simples tipo não é estilo espanhol com carradas de maquilhagem (mulheres) e carradas de gel (homens);
  • Na cidade de Lviv, por estar relativamento perto das montanhas dos Cárpatos, num momento estão 30 graus com um granda Sol, e, minutos depois está a chover torrencialmente; parece clima tropical que só vi em Havana, Cuba. 😀
  • A população está completamente desiludida com os políticos, que, até têm vergonha/nojo de falar disso. Parece-me que vai haver um grande número de pessoas a não votarem nas próximas eleições em Janeiro 2010;
  • Um bilhete de eléctrico custa 1 Grivnia, cerca de 0.09 Euros;
  • Uma garrafa de Vodka de qualidade pode custar 1 Euro…


Pornografia é ilegal na Ucrânia desde 2009


pornografia é uma enorme indústria que teve seu auge com advento da internet, graças à sua acessibilidade e anonimato. O interessantemente.com pode te assegurar que a pornografia é campeã em termos de pesquisa do Google.
Ao redor do mundo, a pornografia é encarada de forma diferente. Por exemplo: o consumo de conteúdo pornográfico é legal na América e grande parte da Europa, ao passo que em muitos países islâmicos, ela é terminantemente proibida, com risco de punições severas para aqueles que ousam consumir este tipo de conteúdo por lá. Mas neste caso, chega a ser compreensível, haja vista as suas próprias interpretações radicais das suas leis islâmicas imposta à sociedade.
No entanto, a Ucrânia não proibe tal material devido a questões, necessariamente, meras interpretações de leis religiosas.
O fato é que o país estabeleceu que a venda, publicidade, distribuição e a importação de conteúdo pornográfico é um ato criminoso.
Alterações legislativas apresentadas em 2009 significa que, mesmo a posse de material pornográfico, pode acarretar uma multa ou até 3 anos de prisão, a menos que seja para fins médicos.
Veja a seguir, a definição de pornografia da lei ucraniana remonta à legislação de 2003:
A pornografia é vulgar, cândida, cínica, representação de atos sexuais obscenos, sem propósito, a demonstração explícita das genitálias, elementos antiéticos do ato sexual, perversões sexuais, desenhos realistas que não satisfazem os critérios morais e ofendem a honra e a dignidade da humano, incitando baixos instintos.
A verdade é que tal definição soa mais como um discurso didático sobre pornografia do que uma lei objetiva, deixando assim brechas interpretativas às autoridades quando for conveniente.
O que resta a sociedade ucraniana e seus usuários de internet é tornarem-se mais vigilantes e cautelosos ao baixar conteúdos. Porque se for material pornográfico, mesmo que seja sem querer, é visto como crime.
Fonte: http://www.theregister.co.uk/2009/07/07/ukraine_bans_filth/

ANTENA T2FD


ANTENA T2FD - APERIODCA MULTIBANDA

A antena T2FD - tilted, terminated folded dipole, sempre me atraiu pela versatilidade pois é uma antena de banda larga ideal para recepção mas em simultaneo um radiante razoável, a estrutura não é prática e a carga resistiva muito menos. Mas a questão que se nos coloca como Radioamadores foi a mesma que surgiu aos técnicos de radiocomunicações navais: ter uma unica antena para cobrir uma grande faixa de Frequências de trabalho sem variações de Impedância!

Características principais da T2FD:

- Grande largura de banda de trabalho emissão/recepção.
- Excelente antena receptora de baixo ruído
- Dimensões razoáveis, construção acessível e fácil instalação
- Despensa afinações porque não é ressonante
Actualmente os sistemas codificados de transmissões militares vieram ressuscitar esta antena, pois possibilita a famosa comutação automática codificada de Frequências num grande espectro e onde não tem antena rival omnidirecional, pois em operação direccional existe para este serviço outra parente, a Logarítmica Periódica.
Quanto ao desenho da antena, há quem a designe por "squashed rhombic" pelas semelhanças da carga resistiva e Impedância, mas é inferior em rendimento. Básicamente a T2FD é um quadro fechado em forma de rectangulo com os elementos curto-circuitados com uma resistência não indutiva, valor da alimentação depende do valor da resistência e varia entre 300 a 600 Ohm.
Originalmente desenhada para ser alimentada com linha aberta de alta Impedância 300/450 Ohm, sofreu uma variação para trabalhar com cabo coaxial através da aplicação de um transformador/balun, o cabo coaxial é mais imune á proximidade de objectos metálicos e estruturas que a linha aberta.
A antena T2FD tem uma relação de bandas de trabalho da ordem de 5 a 6 para 1, significa que pode funcionar 5 a 6 vezes acima da sua Frequência de trabalho inferior. Para Radioamadores se construída para 7 MHz pode funcionar perto dos 50 MHz (a que construi funcionava efectivamente em 6 metros com SWR inferior a 2.1:0), para radioescutas se desenhada para eficiencia máxima em 4,9 MHz pode funcionar até à faixa de 25-29 MHz. Na prática de um radioescuta inglês a antena desenhada para 4,9 MHz funciona satisfatóriamente nas bandas tropicais de 75 - 90 metros, mas não tão bem como um dipolo ou delta loop desenhados para os 75 ou 90 metros.


"PERFORMANCE


The United States Navy conducted extensive transmitting and receiving tests of a single T2FD antenna in the late 1940s at Long Beach, California. They employed a Model TCC Navy 1 kW transmitter, with a frequency range from 2.0 to 18.0 MHz. After a year of use on all frequencies the T2FD was found to be superior to individual antennas on the various bands. The other antennas were removed from the Long Beach site after the tests.

Similar results during the same period were experienced by the Kyushu Electric Communications Bureau of Japan. Their experiments indicated that the terminated tilted folded dipole was superior to the "zepp'' and halfwave dipole types previously used. They noted wideband characteristics, and the T2FD gave a 4 to 8 dB signal increase at their various receiver site"


Claro que "quem muitos burros toca, algum deixa para trás", parecido mas não igual ao que acontece neste caso técnico, sou suspeito por ser um fan desta antena mas ainda em 2012 construi balun e carga para o amigo CT1DYH instalar a sua T2FD, e após contactos em 40 e 80 mtr foi possível concluir que radia razoávelmente (notem que são apenas 14,5 metros de antena e conseguimos fazer QSO em 80 mtr embora com sinais a nível de ruído 5 a 7S nos 40mtr sinais de 9+S - construam uma antena filar de 14,5mtr que consiga carregar e radiar em 3,7MHz? Depois digam-me o que resultar.). 
Um bónus interessante da T2FD, a recepção dos sinais nestes tempos ruidosos que correm é muito confortável e silenciosa (CT1DYH não conseguia menos de S9 de ruído por ter linhas de MT a passar por cima, e agora faz QSOs com a T2FD).
Na versão que construi de 14,5 mtr de comprimento total, foi possível efectuar contactos desde os 50MHz até aos 3,7MHz, tendo mesmo efectuado DX nos 21, 18 e 14MHz com contacto emblemático para as Ilhas Malvinas - VP9, reportagem 57 com 90 W PEP!
Reparem que esta antena nas Frequências mais altas tem comprimentos de onda com mais ganho do que os dipolos de meia onda, nas Frequências mais baixas o inverso. O facto de ser instalada idealmente na diagonal possibilita polarizações de componentes mistas, claro que depois na reflexão a Ionosfera é que manda!
Construi uma versão de 29mtr mas ao instalar verifiquei que não "havia condições" e desisti (falta comprar Lote de terreno maior!). Não é uma antena perfeita, tem perdas no Balun que terá de ser relação 4:1 (75 Ohm), ou 6:1 (50 Ohm), perdas na carga resistiva que terá de ter 390 a 450 Ohm não indutivos (resistências de carvão ou filme), onde pode perder até 35% de energia RF em calor (nos piores casos de desadaptação)!



Apesar das suas limitações é uma antena muito usada em comunicações militares, diplomáticas e profissionais, pela simplicidade e possibilidade de comutação automática de bandas sem problemas de adaptação de Impedâncias.



Como construir a antena TTFD-W3HH para 7 a 30 MHz

Se houve duvidas na interpretação das medidas nos desenhos aqui ficam as formulas de construção:

Comprimento da T2FD - comprimento onda banda mais baixa de trabalho a dividir por 3 = 43/3 = 14.3 metros...

Separação entre os lados maiores do rectangulo, formula: 43/100  = 43 centimetros.

Arredondando serão 14,5 metros e 45 centimetros, não é crítica nas medidas porque é aperiódica e não ressonante; se usarem tubos plásticos de separação podem deixar com 40 ou 50 centimetros que não afecta o rendimento - recordem que os tubos de separação devem ser em material isolador que aguente o vento e os raios ultra-violetas do Sol. 

Instalação ideal da antena T2FD é inclinada - TILTED... recomenda-se não menos que 20 garus de inclinação com o óptimo de 45 graus, o que obriga apenas a um só mastro de suporte. Mas existem versões de fábrica que recomendam horizontal ou mesmo V invertida, se bem que em V invertida a teoria desaconselha.

A versão 7 a 30 MHz pode ser instalada utilizando um pequeno tubo de suporte inferior de 2 a 3 metros, com suporte superior conforme figuras, 9 a 10 mtr.  Para além das bandas de radioamador funciona bem nas bandas comerciais de 6 MHz ou 49 metros. Se não tiver espaço suficiente construa a versão dos 14 aos 56 MHz, que ainda receberá bem a banda comercial de 11 MHz.   



Versão T2FD 6 a 20 mtr do radioamador francês F8ABX
Mas existe um campo onde esta antena funciona bem: como vertical multibanda, sem as perdas inerentes à baixa resistência do ponto de alimentação e sem a obrigação de ter plano de terra como as verticais tradicionais.
Este será o próximo projecto de antena vertical multibanda, sem bobines, de banda larga, sem a chatice dos radiais e plano terra!




Alguns Radioamadores alemães usaram versões portáteis da T2FD/W3HH com bastante sucesso (artigo da revista URE espanhola)




Comparando com Dipolo monobanda fica uns dB abaixo em rendimento nas Frequências mais baixas, mas será que cada um de nós tem espaço para instalar Dipolos para cada banda de trabalho em condições ideais como sejam a meia onda do solo?

Foi a esta pergunta que os técnicos da Marinha Americana responderam com o ensaio da T2FD/W3HH, após um ano de testes numa base naval do Pacífico concluíram que era melhor tirar toda a "filamentaria" e deixar ficar a T2FD/W3HH.
Claro que há detratores que relatam exactamente o oposto, com ênfase no baixo rendimento desta antena. Eu experimentei e fiquei positivamente surpreendido, é uma antena funcional e util uma vez que o Radioamador comum passa 80% do tempo em recepção das bandas e sinais.



Experimentem e depois publiquem vossos comentários.


Montagem ideal da antena em diagonal


Aspecto do Balun 4:1

Dados balun 6:1





Versões comerciais desta antena e esquemas de montagem, a de baixo é a Yaesu YA-30 com os diagramas de radição nas bandas de radioamador 10, 15 e 20 mtr.



Carga resistiva terá sempre de aguentar 1/3 Potência trabalho (100 W/30W)

Carga resistiva 10 resistencia em paralelo 3,9kOhm 5 Watt cada
Versão abaixo com resistências de maior dissipação que possibilitam funcionamento com mais Potência de emissão 300 W PEP




Não poderia terminar esta minha exposição sem transcrever o estudo em modelo do funcionamento desta antena realizado por uma das grandes figuras do estudo das antenas,  L. B. Cebik, W4RNL, recentemente QRT. Este é o seu estudo sobre a T2FD, trabalho em modelo de computador recorrendo aos programas informáticos especializados NEC 2 e 4, em que partiu de 2 antenas T2FD com as medidas que abaixo se apresentam (165'=50,30mtr, 5'=1,52mtr/100'=30,48mtr, 0,25'=76cm). 









Segundo Cebik, as cargas resistivas colocadas do lado oposto à alimentação limitam a variação de Impedancia à medida que alteramos a Frequência de trabalho e relativamente a um dipolo dobrado sem terminação resistiva. Em simultaneo a carga resistiva transforma em calor a energia de RF dissipada, o balanço final que deixa produz-me algumas duvidas na quantificação das perdas na terminação resistiva. Ainda assim este modelo teórico conforme referido pelo autor, deve ser encarado exactamente dessa forma - conjunto de princípios teóricos que podem estar alterados na prática conforme refere com o caso das antenas loops horizontais, cujas características não são quantificadas nestes modelos computorizados.
Ambas as antenas foram dimensionadas para funcionarem de 2 MHz até 30 MHz como critério inicial. A versão longa corresponde à construção com as frmulas clássicas já referidas 300/F(MHz) comprimento e 10/F(MHz) largura. Refere ainda que é idiotice discutir as formulas de construção uma vez que a TFD é antena não ressonante, a versão mais curta aproxima-se mais dos modelos comerciais, ambas estão dimensionadas com arame de 1,5mm de diametro sens.
   
Impedancia, SWR-Ondas Estacionárias e Terminação Resistiva




Segundo os modelos de computador as antenas estarão a com a ponta mais inferior a 6 mtr do solo, e a antena na vertical uma vez que o computador não encontrou vantagens em colocar em sloper/diagonal a T2FD (recordem a minha apreciação do potencial desta antena para vertical multibanda, sem bobines e com este diagrama de radiação!). Recomendação comum é usar um valor de 390Ohm na terminação resistiva (ideal 5% a 10% superior à Impedancia de alimentação), para alimentação com 300Ohm (balun 6:1 e coaxial 50 Ohm)


Foi ainda constatado em computador que a versão maior tendia a ter um efeito no diagrama de radiação nas Frequências mais altas, conforme gráfico:




Reparem por contraste com a versão da T2FD mais curta o maior equilibrio no diagrama de radiação



Segundo Cebik, a causa para os elevados lóbulos de radiação nas Frequências mais elevadas estará no maior afastamento dos condutores na versão maior. Quanto ao gráfico da Relação de Ondas Estacionárias dos modelos de computador, o mesmo não corresponde à minha experiência de campo. A minha experiencia de radiocomunicações (emissão e recepção), com esta antena apresenta valores de ROE-SWR mais baixos e equilibrados, utilizando o analisador de antenas posso garantir que o valor médio de Ondas Estacionárias da versão de 14,5 mtr (diferente das aqui analisadas), ronda os 1.8:1 com picos em 2.9:1/1.2:1, sendo que o maior valor corresponde à parte das Frequências mais baixas - utilizando balun e carga resistiva autoconstruidos, sem o rigor e qualidade dos materiais comerciais e profissionais.



Da mesma forma o balanço gráfico final é util para discernir as diferenças entre a versão mais longa e curta nas perdas relativas em dB da terminação resistiva desta antena (ainda que um pouco exagerados na minha opinião, senão vejamos o emblemático contacto que efectuei com VP9, se fossem os 5 dB de perdas na carga resistiva nos 14 MHz, estariamos a falar em sensivelmente 20 W radiados o que não se traduziriam nunca num sinal igual ao que estava recebendo de 7 unid. S!)



Notem que este gráfico representa perdas brutais de dissipação de energia na carga resistiva, considerem que existem ainda perdas operacionais no Balun e nos condutores.

Para que não se confunda o rendimento global da antena com as perdas na carga resistiva, temos de observar que a carga resistiva está no final da antena e dissipa a energia residual que não foi radiada pelos muitos metros de arame condutor. Ou seja, na prática o seu efeito é mais notório nas Frequências mais baixas em que o comprimento físico da T2FD começa a ser demasiado curto para os comprimentos de onda em causa.

Atendendo aos valores do ultimo gráfico, todas as embaixadas a nível mundial, estações marítimas e militares estariam a "aquecer" a atmosfera com RF. Estas antenas já teriam sido retiradas se fosse esse o caso, de igual forma os fabricantes destas antenas onde estão incluídos as maiores empresas mundiais já as teriam descontinuado. Outro sinal inequívoco é o preço comercial, bastante elevado para uma simples carga resistiva  - mas claro é apenas a minha humilde opinião!
Estas são algumas das antenas rivais da T2FD, cuja categoria é muito especial, tal como a T2FD são antenas de banda larga-Broadband:


FONTE: http://filipect1ddw.blogspot.com.br/




ANTENA DE QUADRO PARA 40 METROS



I  Professor  Ângelo Antônio Leithold py5aal



Antena pesquisas da Ionosfera na região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul.


Em cima antena (Onde se lê antena quadra-cúbica, leia-de antena de quadro) de quadro usada no CPGEFC.