Casarão do Clube de Radioamadores do RN é tombado
Casarão do Clube de Radioamadores é tombado
Publicação: 22 de Agosto de 2013
Júnior SantosDe arquitetura arrojada, casarão da Rodrigues Alves foi a primeira sede para radioamadores construída no Brasil
De acordo com a portaria assinada pelo presidente da Fundação Capitania das Artes, Dácio Galvão, o tombamento está embasado no “significativo valor histórico, artístico, arquitetônico e cultural” que a edificação representa no contexto urbano. “O casarão tem importância cultural e social, foi a primeira sede para radioamadores construída no Brasil exclusivamente com esta finalidade. Do ponto de vista arquitetônico é um projeto arrojado, um casarão desses que estão desaparecendo em Natal e pode não sobrar nenhum para contar a história”, disse Hélio Oliveira, do Departamento de Patrimônio da Funcarte que emitiu o parecer favorável ao pedido de tombamento. Construído em 1949, no período pós-Segunda Guerra Mundial, o casarão traz estrutura semelhante às casas da Aeronáutica que existem até hoje em Parnamirim.
Aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Cultura, o tombamento foi solicitado por Álvaro José Ferreira Nunes, radioamador e interessado na preservação do lugar. Ele lembra que não enfrentou resistência dentro do Clube e que “não seria justo” que o lugar tivesse outro destino. “É uma relíquia arquitetônica encravada em uma área nobre da cidade, foi um bem para todos nós”, acredita.
A conselheira Odinélia Targino participou da votação e recorda que o parecer avaliou uma série de características do prédio, como ausência total de estrutura em concreto armado, alvenaria do contorno em pedras facejadas, alvenaria interna em tijolos maciço, revestimento de areia barrada e cimento, piso com base em concreto simples com revestimento cerâmico da época e forro madeira de ipê. “O casarão tem 64 anos e o estado de conservação é muito bom. Os métodos são originais da época. Acredito no peso do valor simbólico desse tombamento”, disse Odinélia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário