BLOG DE CARLOS CAVALCANTI: DESTAQUES DO RADIOAMADORISMO

Marcadores

domingo, 6 de outubro de 2013

DESTAQUES DO RADIOAMADORISMO

Fenarcom 2013
Fenarcom 2013
FENARCOM 2013 – Feira Internacional de Radiocomunicação.
A Fenarcom é o único evento dedicado exclusivamente à radiocomunicação em nosso país onde as empresas podem mostrar suas últimas novidades e tecnologias bem como abranger um grande número de visitantes de todo o Brasil e exterior.
Contamos com a sua visita em nosso stand na Fenarcom 2013!


Wireless Institute AustráliaComunicações Australianas e a Autoridade de Meios (ACMA) propuseram alterações na utilização do espectro na banda de 2300 a 2302MHz que limitarãoradioamadores australianos. AACMA pretende realocar o espectro de sistemas de dados sem fio LTE (Long-Term Evolution), popularmente usado para aplicações móveis de banda larga. A alteração proposta permitiria serviços LTE 100MHz entre 2300 e 2400MHz.
De acordo com o Instituto de Wireless da Austrália, esta alocação secundária de Radioamador é a única opção viável para contatos Terra-Lua-Terra (Earth-Moon-Earth, EME) entre Austrália e Região II (onde a atividade EME é 2304MHz) ou a região I (que usa 2320MHz). A atividade EME australiana então seria confinada a 2400MHz (ou superior), onde o equipamento ISM e acesso Wi-Fi são suscetíveis de causar interferências.
Em resposta à notícia da proposta da ACMA, o CEO da ARRL, David Sumner K1ZZ, disse: “Radioamadores nos Estados Unidos não correm perigo imediato de perder 2300-2305MHz porque neste país o uso da banda 2300-2400MHz por vários serviços de rádio é bastante diferente da maior parte do mundo. Infelizmente, nossos colegas em muitos outros países estão enfrentando o mesmo desafio como na Austrália, como a pressão cresce para uso comercial dos serviços de banda larga móveis.”
Se o Ministro Australiano para Banda Larga, Comunicações e Economia Digital aprovar a proposta, radioamadores poderão perder o acesso ao espectro em 2015.


Edgar de Oliveira - Radioamador mossoroenseradioamador mossoroenseEdgar de Oliveira foi considerado a revelação do 8º Encontro Internacional da Rodada Interbrasileira (EIRI), evento promovido em Nataldurante os dias 25 e 27 de janeiro, e que reuniu cerca de 500 radioamadores de diversas partes do planeta.
Usuário do “Echolink“, sistema que permite a comunicação com outros radioamadores usando Voz sobre IP (VoIP), tecnologia que utiliza a internet como canal de interação, Edgar de Oliveira é considerado o “poeta do radioamador“, condição essa alçada devido a forma como se comunica e as mensagens que repassa no serviço que reúne adeptos em todo o mundo.
“Acredito que fui considerado a revelação no evento justamente por conta dessa minha característica diferenciada, de querer sempre passar uma mensagem de otimismo, esperança no radioamador, levando estímulo e paz para aquelas pessoas que estão distantes, e precisam dessa palavra de incentivo”, destaca.
Segundo Edgar de Oliveira, o sistema “Echolink” permite que oradioamador tenha um alcance maior, assim como uma melhora na qualidade das transmissões. “O sistema foi criado há oito anos. Hoje a Sala Brasileira do Echolink tem bases em diversas partes do mundo. Esse sistema é uma das grandes inovações no radioamador, uma vez que tudo é feito através da internet”, enfatiza.
Com o Echolink, é possível estabelecer comunicações de um computador para outro PC, de PC para estações de rádio ou de estações de rádio para estações de rádio. Em Mossoró, além de Edgar de Oliveira só há um outroradioamador licenciado nesse software. “Nosso objetivo enquantoradioamador legalizado é desenvolver um trabalho social, contribuindo para a atuação de órgãos como a Defesa Civil”, conta.
Atualmente, Edgar utiliza o “Echolink” pelo menos três vezes ao dia. Logo cedo, a partir das 5h, ele interage com outros radioamadores através do programa “Acorda Brasil”, iniciativa que tem como objetivo disseminar as atividades culturais que estão sendo realizadas nas diversas cidades em que os adeptos do sistema estão inseridos. Ao meio-dia, é hora de discutir os eventos promovidos nos municípios, e às 20h debater temáticas sociais. “É um hobby, não há nenhum tipo de retorno financeiro nessa atividade, mas é um trabalho gratificante, que muitas pessoas deveriam conhecer”, conclui Edgar de Oliveira, que pratica o radioamadorismo há 10 anos.
Fonte: Jornal o Mossoroense
(http://migre.me/d6n9Z)

Nenhum comentário:

Postar um comentário