BLOG DE CARLOS CAVALCANTI: DIA DO RADIOAMADOR EM PATOS

Marcadores

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

DIA DO RADIOAMADOR EM PATOS


Dia do Radioamador Patoense é comemorado em 01.08


1298002062_168041291_1-Fotos-de--Radio-amador-Kenwood-VHF-TM261A-R-45000
Hoje, dia 1 de agosto, se comemora o Dia do Radioamador Patoense. Considerada no Nordeste como um grande polo do Rádio-Amador, Patos é a única cidade do Brasil que possui uma lei municipal que homenageia esta categoria em todo o Brasil, suportando um número considerável de usuários das frequências VHF.
Em alusão ao Dia do Radioamador Patoense, foi realizada uma reunião no 3º Batalhão da Polícia Militar com representantes patoenses da categoria, o Coronel Cunha Rolim e o vereador Sales Junior, autor da lei, para prestarem reconhecimento à prática do radioamadorismo.
A lei de nº 4.023/2011 é de autoria do vereador Sales Júnior, que é radioamador e mantém o hábito de falar pelas frequências como forma de lazer diário. Além dele, em Patos existem cerca de outros 350 radioamadores registrados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) atualmente e aproximadamente 15 ainda não-registrados. Também são usuários do serviço a Polícia Militar e a Polícia Civil, a Superintendência de Trânsito de Patos, o SAMU entre outros serviços públicos.
Entrevistado pelo jornalista João Neto (através da frequência 145.610, conhecida por SIMPLEX – Patos), o radioamador Ziro Dias Cavalcante (PU7GTT) engrandeceu  a prática do radioamadorismo:
“O radioamadorismo é um meio de comunicação secular que ainda permanece vivo. Graças a deus este ainda é um meio muito respeitado no Brasil. Por incrível que pareça, apesar das novas tecnologias que vêm surgindo, o radioamadorismo é o único meio de comunicação que em uma hipótese de calamidade como um blecaute, é o único meio que continua em funcionamento. Lembrando que o mesmo é de grande serventia na comunicação para reportar urgências e emergências.”
Ligado ao tema, Ziro aproveitou o encontro com o Coronel Cunha Rolim para apresentar um projeto que propõe implantar a REP – Rede de Emergências de Patos que se propõe a tornar uma frequência de rádio a ser utilizada por radioamadores registrados e por órgãos públicos de segurança e saúde para reportar situações de emergência na cidade de Patos.
Gustavo Frazão (PU7GSF) se interessou pelo rádio há 9 meses como forma de utilizar enquanto pratica esportes:
“É gratificante usar a comunicação VHF porque em conversas pelas frequencias, cada opinião é verdadeiramente respeitada. Uso muito, inclusive, nos passeios ciclísticos que faço com amigos entre Patos e as cidades vizinhas, onde o celular não pega.”
Domingo (04), o Grupo de Radioamadores de Patos realizará um encontro no SESI e contará com a participação de radioamadores de Patos, cidades vizinhas e de outros estados. A inscrição está sendo feita no valor de R$20,00 para a participação de palestras e sorteio de brindes, além de um almoço oferecido pelo GRP-Patos
Fonte: Publicado por  em 1 ago 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário