BLOG DE CARLOS CAVALCANTI: PARABENS BASE AÉREA DE NATAL

Marcadores

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PARABENS BASE AÉREA DE NATAL

ESCRITO POR SAMUEL FERNANDES
Data de publicação: 01 Abril 2012Acessos: 1984
Imprimir
A base aérea de Natal (Parnamirim) completou 70 anos. Instalada em março de 1942, por decreto do então presidente Getúlio Vargas, ela foi uma das duas iniciativas mais visíveis do governo Getuilista para se envolver com os aliados contra os nazistas, em luta na Europa e no norte da África. Tanto que a edição do jornal “A República” trazia em destaque a noticia sobre a criação da “base aérea“ como passou a ser conhecida pelos parnamirinenses e natalenses a partir daquela época.
O inicio da base aérea de Natal (Parnamirim) se confunde com a história de Parnamirim Field construída pelos americanos, na parte leste do terreno. A “base” ocupava a parte oeste onde funcionaram os hangares da Late (companhia de aviação italiana) é a Air France e ao contrario da base dos Estados Unidos e enfrentou dificuldades e teve que superar carências para conseguir se instalar, operar e atender as missões que lhe foram confiadas.
Alguns meses depois de ser instalada a base aérea brasileira, seu primeiro comandante, o Major aviador Carlos Alberto, enviou um relatório de ocorrências para o comando da segunda zona aérea, com sede em Recife, relatando as dificuldades: a construção dos prédios necessários ao pleno funcionamento da base e ainda não estava concluído; faltavam bombas para os aviões e a companhia de guarda dependia dos americanos para o funcionamento de armas e munição; havia carência de suprimentos atribuída ao desabastecimento e alta dos preços no comercio local; precariedade nos meios de transportes e insuficiência de aeronaves, material sobressalente e pessoal para atender as missões de voos.
As instalações precárias e a limitação na aparelhagem eram reflexo do descaso dos comandos militares brasileiros que até o inicio da guerra não viam importância estratégica no nordeste, e da falta de recursos do governo para custear uma máquina bélica a altura das necessidades. O trabalho dos militares e civis engajados na construção acabou sendo decisivo para superar essas dificuldades. Quero prestar uma homenagem ao meu pai (Pedro Fernandes da Silva) pedreiro que como funcionário ajudou com outros companheiros a construção de hangares e o primeiro aeroporto de Parnamirim.
Em janeiro de 1944, ao ser entrevistado por alguns jornais cariocas sobre os esforços de guerra brasileiros, o general João Maria Mascarenhas de Morais, comandante da força expedicionária brasileira que seria enviada à Itália disse: “Muito se tem dito da importância do trampolim para as lutas da Europa e de fato, sua relevância na remessa do material para o teatro da luta, nos continentes africano e europeu, ressalta-o como fator decisivo para a vitoria aliada”.
Parabéns Base Aérea de Natal pelos 70 anos de sua vitória.
FONTE: http://www.jornaldeparnamirim.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário