INTERNACIONAL AMATEUR RADIO UNION -IARU
A International Amateur Radio Union – IARU (em português: União Internacional de Radioamadores) é uma confederação internacional de associações de radioamadores fundada em 1925, suas funções são as de representar os interesses dos radioamadores perante órgãos governamentais internacionais, bem como na União Internacional de Telecomunicações. A IARU, organiza todos os anos o campeonato mundial de ARDF, sendo uma das maiores competições desta modalidade em todo o mundo. No Brasil, sua afiliada é a LABRE.
Para existir, o Radioamador deve ter acesso ao espectro de frequências de rádio. Sem ele, nossos equipamentos de rádio é como um carro sem umaestrada ou um barco sem água…
O Radioamador existe com a finalidade de auto-formação,intercomunicação e investigações técnicas. Para realizar estes objetivosamplos, amadores convém consagrar acesso razoável ao espectro dasfrequências mais baixas ao mais alto. Ainda, acesso de espectro é um bemcada vez mais valioso. Interesses comerciais voluntariamente pagambilhões de dólares para acesso para as frequências que necessitam parapoderem vender serviços de telecomunicações. O espectro de rádio é tãovalioso que até mesmo usuários militares e governo estão sob grandepressão para renunciar as frequências para exploração comercial.
Em tal ambiente, como pode nós Radioamador defender e expandir o nosso espectro de acesso? Por definição, o nosso interesse em rádio não éfinanceiro. Dificilmente podemos competir, dólar por dólar, cominteresses comerciais. Nem pode competir com eles pela atenção; nossasvozes individuais são muito fracos para ser ouvido sobre suasreivindicações extravagantes e frenético de licitação.
O futuro pode parecem sombrio, mas vamos nos lembrar isso: isso jáaconteceu antes, o Radioamadorismo sobreviveu e prosperou.
No início da década de 1920 foi geralmente assumido queradiocomunicações só poderiam ocorrer longas distâncias utilizandoondas muito longas..–menor a frequência, melhor. Antenas muito grandese muito alta potência eram a regra nas estações comerciais e governo. Em seguida, rádio–amadores encontraram que sinais de ondas curtas podemser ouvidos pelo mundo inteiro. A pressa logo começou a explorar estefenômeno recém-descoberto. Rádio–amadores, cujas experiências tinhamrevelado o valor das ondas curtas em primeiro lugar, as pessoas estavamem grande perigo de ser empurrado de lado.
Na época havia muito poucos países em que os radioamadores tinhamsido capazes de organizar–se em associações nacionais. Em muitos países,operação de rádio amador foi ativamente desencorajado ou mesmo ilegal.Felizmente, havia indivíduos clarividentes que compreendeu o problema eforam capazes de encontrar uma solução. Conheceram-se em Paris em1925 e formalmente criada a International Amateur Radio Union, ouIARU.
Inicialmente o IARU tinha membros individuais. Uma vez que haviamembros suficientes num determinado país a fazê–lo, uma seção da IARUseria formada. Logo havia suficiente seções da IARU que se tornou umafederação de associações nacionais.
O primeiro grande desafio para a IARU ocorreu em 1927 na conferênciaradiotelegráfica Internacional de Washington. Rádio–amadores, facilmentepoderiam ter sido forçados em bandas que teria sido demasiado estreitaspara suportar o crescimento futuro. Em vez disso, as alocações foramganhos que ainda sabemos hoje como 160, 80, 40, 20 e 10 metros, comuma banda de 5 metros que foi mudado para 6 metros após a segundaguerra mundial. As outras bandas amadoras que agora desfrutamosforam o resultado de décadas de esforço paciente através da IARU. Demenos de 30.000 radioamadores que foram licenciados a partir de 1927, omovimento de radioamador tem crescido para 3 milhões. Osrepresentantes de 25 países que formaram a IARU em 1925, o IARU temcrescido para incluir 150 associações nacionais que representampraticamente todos os países com suficiente amadores para formar umaorganização.
Radioamadores individuais apoio ao trabalho da IARU através de suaassociação em seu próprios membros-sociedade nacional de IARU. Esseapoio é vital para o futurodo rádio amador. A IARU é reconhecido pelaInternational Telecommunication Union (ITU) como representante dosinteresses dos radioamadores em todo o mundo. É a nossa voz nosescritórios e salas de reuniões da UIT e organizações regionais de telecomunicações, onde as decisões que afetam o nosso futuro acesso aoespectro de rádio são feitas.
A maioria dos representantes da IARU são voluntários. Os orçamentoscombinados da IARU e sua quantidade de organizações regionais parapoucos tostões por mês por licença de rádio amador. Infelizmente, nemtodos os radioamadores são membros de sociedades-membro IARUportanto o fardo recai sobre aqueles que são.
Tudo licenciado rádio amadores benefício do trabalho da IARU, sejam ounão membros de seu Membros-sociedade nacional de IARU. Mas todos oslicenciados de rádio amador deve ser um membro. Só combinandonossos esforços desta forma podemos assegurar o futuro da saúde deRadioamadores, para nós e para as gerações futuras
FONTE: http://www.labre.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário