SERA QUE ACONTECEU O QUE MUITOS PENSAM E NAO FALAM .
AVISO:
QUEM QUER PEGAR O INIMIO NAO AVISA.
O submarino nuclear argentino
QUI, 04/08/2011 - 10:00
ATUALIZADO EM 18/08/2012 - 12:47
O submarino nuclear da Argentina
Do The Telegraph
Argentina está desenvolvendo submarino de propulsão nuclear
Robin Yapp , São Paulo 17:28 BST 02 de agosto de 2011
Argentina está desenvolvendo submarino de propulsão nuclear
Robin Yapp , São Paulo 17:28 BST 02 de agosto de 2011
Argentina anunciou que está desenvolvendo um submarino de propulsão nuclear, lembrando que os britânicos teriam que enfrentar uma tarefa "intransponível" caso o tivessem que reaver as Malvinas novamente.
Arturo Puricelli, ministro da Defesa da Argentina, disse que o projeto foi solicitado pela presidente Cristina Kirchner, e que ele será "lembrado pela história como o início de um grande momento para a Argentina."
Ele disse que um submarino já estava em construção e que será o primeiro a iniciar as operações com combustível nuclear e sugeriu que outros seriam produzidos.
O anúncio vem em um momento de crescente tensão sobre a soberania das Malvinas, que as forças britânicas ganharam de volta em uma guerra de 10 semanas, após uma invasão argentina em 1982.
Submarinos nucleares são considerados muito superiores aos convencionais, geralmente modelos diesel-elétricos, já que são capazes de operar em alta velocidade por longos períodos sem precisar voltar à superfície com freqüência. São considerados excelentes opções "furtivas" para projetar poder e atuar como um elemento dissuasor para os potenciais adversários.
Eric Wertheim, autor e editor do US Naval Institute's Combat Fleets of the World guide, disse: "O poder naval britânico está em uma baixa histórica por causa dos cortes no orçamento e do desgaste das operações de combate da última década."
"Certamente, esse é uma imagem de que a Argentina não se esqueceu. Eles não querem ser vistos como uma potência de segunda classe.
"Acho que a forma que a Grã-Bretanha teria de proteger as Falklands seria somente defensiva antes de um ataque acontecer. A capacidade de reaver as Malvinas mais uma vez, diminuiu. Se já pareciam insuperáveis em 1982, hoje parecem muito mais."
Arturo Puricelli disse que a Argentina já tem a capacidade de desenvolver propulsores nucleares para submarinos através da sua energia atômica e de programas de tecnologia nuclear.
"A presidente Cristina Kirchner pediu-nos para desenvolvimer um projeto nuclear de propulsão para nossos submarinos", disse ele em um comunicado divulgado por seu ministério.
"Isso nos leva ao submarino ARA Santa Fé, que tem estado à espera há alguns anos no estaleiro, que quando estiver pronto não vai sair com sua propulsão original, mas com propulsão nuclear desenvolvida na Argentina." A conclusão do submarino estava prevista para 2015 como um modelo convencional, mas é quase certo de será substancialmente mais, antes que ele possa operar com propulsão nuclear.
Em junho o almirante Sir John "Sandy" Woodward, chefe da força tarefa Naval da Grã-Bretanha na guerra de 1982, alertou em uma carta ao "The Daily Telegraph" que com esses cortes a Grã-Bretanha não pode agora fazer "exatamente nada" para evitar que a Argentina retome as ilhas.
Dias depois, a presidente Kirchner rotulou a Grã-Bretanha como "um poder colonial bruto em declínio", depois que David Cameron insistiu no Parlamento que as Malvinas permanecerão com os britânicos enquanto eles quiserem.
No mês passado, o Brasil anunciou que tinha começado a trabalhar em cinco novos submarinos, um dos quais será de propulsão nuclear, em um projeto visto como necessário devido à sua descoberta de vastas jazidas marítimas.
Empresas britânicas continuam a explorar petróleo nas águas das Malvinas e qualquer descoberta de grande porte certamente criaria novas tensões com a Argentina.
+26 comentários
qua, 08/02/2012 - 23:13 — Ricardo Henriques
Não acredito que a Argentina esteja realmente interessada em promover um conflito armado com os Britânicos! a Argentina não tem capital suficiente para alçar uma obra como essa de desenvolver um propulsor nuclear em um submarino de desenho obsoleto e mão de obra totalmente desqualificada! é nescessário intermediar tecnologia de ponta com países já consumados neste setor! é melhor a pobre Argentina mudar de idéia ou será um fiasco para a estória de sua existência como nação sulamericana! pobre Argentina!!! não tem riquesa suficiente para alcançar tal objetivo. VIVA DE SONHOS...
sex, 05/08/2011 - 09:46 — rogerio marques
Eu não acredito na Argentina, nem na Inglaterra, acredito que eles estão muito próximos do Pré-Sal e isso é motivo suficiente para ficar com o pé atrás.
É uma boa nóticia mesmo essa da Argentina, pois fortalece mais ainda o UNASUL. E, não é só as Malvinas, mas também as ilhas Georgia do Sul e Sandwich do Sul. E o cobiçado mesmo ali é o Cabo Horns.
submarinos nucleares
Seria uma ameaça a argentina tambem ter o submarino nuclear.o brasil esta preparado pra agir nesta questao .
Obrasil com a construçao dos submarinos nucleares havendo uma guerra com a argentina e gra-bretanha poderia intervir na guerra se quisese.
Depois que o brasil anunciou a contrusao dos sbmarinos nucleares a argentina tambem quis fazer .sera a argentina se sentiu ameaçado com a construçao dos sbmarinos brasileiros e decidiu tambem contruir e eles tem a capacidade pra esse tipo de armas e quem forneceria as armas para o submarino deles seria nos ou a frança a argentina depois disso se[...]ver mais