BLOG DE CARLOS CAVALCANTI: FABRICA DE RADIOS ARTESANAL

Marcadores

terça-feira, 1 de outubro de 2013

FABRICA DE RADIOS ARTESANAL

Aposentado fabrica rádios 'do tempo da vovó' em oficina improvisada




Os aparelhos de rádios fabricados por Guido foram batizados de Canta Brasil (Foto: Andréia Machado/G1)
Os aparelhos de rádios fabricados por Guido 
foram batizados de Canta Brasil 




Numa época onde o rádio era o principal meio de comunicação do Brasil, Guider Zolinger, 74 anos, começou a fabricar artesanalmente aparelhos de rádios. São mais de 50 anos dedicados ao conserto e montagem de rádios. “Desde criança eu sonhava em ser inventor, ai comecei a consertar os rádios dos vizinhos, e fui me apaixonando pela profissão. Então, devagarzinho eu fui me aperfeiçoando, até chegar ao ponto de fabricar os meus próprios rádios”, relembra.

Com uma pequena oficina localizada nos fundos de sua casa, quando a saúde ajuda, ele confecciona um tradicional rádio de caixa, de amplitude modulada (AM). “O radio sempre salvou nossa vida, pois nos momentos mais difíceis que a gente atravessou eu recorria à fabricação do aparelho, vendia e conseguia sustentar a minha família”, conta. Guido tem Mal de Parkinson.

Na pequena oficina nos fundos de casa, Guido criou dezenas de aparelhos de rádio, que embalaram e continuam a embalar os dias, tardes e noites de muitos vilhenenses. Muitos elementos que compõem os rádios produzidos por Guido são de fabricação própria. “Ele faz o chassi, a caixa, os vidros ele corta e manda por os números e todo o resto. A única coisa que ele não faz é transistor e resistência. O resto ele faz tudo”, explica Renata Zolinger, esposa de Guido há 53 anos.



Guido Zolinger conta que sempre sonhou em ser inventor  (Foto: Andréia Machado/G1)
Guido Zolinger conta que sempre
 sonhou em ser inventor 




Guido não sabe quantos rádios fabricou durante sua vida. “Nunca pensei em contar, mas já foram muitos”, afirma. Guido batizou seus aparelhos de rádios de Canta Brasil. “Os brasileiros gostam muito de ouvir músicas e de cantar também, então achei que o nome dos rádios deveriam ser Canta Brasil”, justifica.

Para montar um rádio, Guido explica que demora, em média, dois dias. “Porque o material está todo separadinho e é só colocar. O que demora mais é os fios aqui na faixa. Tem que pegar ondas médias lá, tem que pegar ondas médias aqui, tem que pegar Rádio Nacional nesse e também naquele. Qualquer um que montar tem que ser faixa completa”, detalha. "Eu nunca mostrei pra ninguém o jeito que eu faço."

Os rádios produzidos por Guido são movidos a pilhas alcalinas. “Queima menos com relâmpago”, explica. Além de uma caixa de madeira chamativa, o interior do aparelho radiofônico produzido por Guido é um verdade enigma para outros técnicos em eletrônica. “Eu nunca mostrei pra ninguém o jeito que eu faço”, diz.

Os rádios produzidos por Guido operam em amplitude modulada (AM), e dependendo da faixa selecionada , bem como o horário, é possível sintonizar emissoras de vários lugares do planeta. “Em qualquer caixa ele funciona e pega o mundo inteiro”, reforça.

As emissoras mais pedidas durante a encomenda dos rádios são as AM locais, como a Planalto e a Rádio Vilhena, além da Rádio Nacional de Brasília. Também é possível sintonizar rádios de São Paulo, Rio de Janeiro e de outras localidades do Brasil.





Rádio sintoniza ondas curtas (Foto: Andréia Machado/G1)
Rádio sintoniza ondas curtas



Nas ondas de Guido

 O agricultor João da Silva é morador do município de Chupinguaia foi um dos felizes compradores do radio fabricado por Guido. João conta que comprou o Canta Brasil há cinco anos e o aparelho nunca deu problema. “É muito bom o rádio, além de ser bonito lembra o rádio que minha mãe tinha na casa dela, esses aparelhos de hoje em dia são todos de plásticos e quebram logo, por isso eu quis comprar o que seu Guido fabrica”, diz João.

Já o comerciante José da Costa, que é morador de Cerejeiras, conta que um dos motivos que fez ele adquirir um aparelho de rádio fabricado por seu Guido foi o fato do rádio conseguir sintonizar estações do mundo todo. “É muito bom poder ouvir estações de rádios da Itália, sem falar nas brasileiras como a Rádio Nacional, não é todo aparelho que consegue fazer isso”, argumenta José.

A jornalista Patrícia da Veiga, que atualmente vive em Goiânia, conta que comprou o rádio fabricado por Guido quando era professora na Universidade Federal de Rondônia, em Vilhena.

“Eu comprei o rádio fabricado por diversos motivos. O primeiro e mais importante é que eu gosto de ouvir rádio e fiquei encantada com a ideia de ter um aparelho em casa que capta ondas tropicais. Isso me lembra a minha infância na fazenda, ouvindo Rádio Nacional de Brasília. Com o rádio que o senhor Guido fez pra mim, posso ouvir até rádios da Colômbia. É muito útil. O segundo motivo é que na época eu era professora de radiojornalismo e precisava conhecer tudo sobre rádio. Claro que eu não aprendi a fabricar um rádio, mas achei fascinante acompanhar sua fabricação”, diz Patrícia.




Guido em sua oficina onde são fabricados os rádios (Foto: Andréia Machado/G1)
Guido em sua oficina onde são fabricados os rádios 



Fonte: Site G1 







terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Novo equipamento: Kenwood TS990s

A Kenwood , em breve, irá lançar no mercado o seu novo transceptor TS-990s. Quem deseja conhecer melhor o equipamento pode ler o folder do mesmo:

http://www.hamradio.co.uk/userfiles/file/TS-990S_NPRI_final%20(2).pdf

Kenwood TS-990s - Lançamento para 2013

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Video - A mágica do Radioamadorismo (Legendado)

ARRL (American Radio Relay League) irá lançar no dia 27 de Dezembro um video de 8 minutos sobre o prazer que o Radioamador tem ao projetar e construir seus prórpios dispositivos. A idéia é atrair mais adeptos ao Radioamadorismo, especialmente as pessoas identificadas com tecnologia.
Para gerar expectativa, a ARRL está divulgando em seu site umtrailer sobre o video.

trailer está legendado em Português. Se as legendas não aparecerem automaticamente, clique em "CC" na parte inferior do video.





 
http://youtu.be/3rH0KXLVXeI

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Vendido: ICOM 706

Eu vendi o meu ICOM 706 (primeira versão). Eu fiquei com pena de vendê-lo. Afinal,  este equipamento me proporcionou muitos DXs e estava em perfeito estado de funcionamento.

Foi com este equipamento que fiz meu primeiro QSO com uma estação além mares. Imaginem a minha emoção ao conversar com um Radioamador da Romênia na banda de 15m! Contato este que foi confirmado através de um cartão QSL e posteriormente no LotW.

Eu espero que o novo dono faça bom uso e tenha a mesma satisfação que eu tive com o transceptor.






segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SDR - Software Defined Radio (Rádio Definido por Software)

O pessoal do Clube de Radioamadores de Americana, SP (CRAM) colocou mais um episódio da CRAM TV no ar. Desta vez o programa é sobre Rádio Definido por Software, uma tecnologia que está revolucionando os equipamentos de rádio.
Primeira parte: http://youtu.be/xUIG6V3zjYk



 A continuação pode ser vista no Youtube:
Terceira parte: http://youtu.be/O9rsnh127RM


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Manuais de equipamentos traduzidos para Português do Brasil (Atualizado)

Segue abaixo,  manuais de equipamentos para Radioamadorismo traduzidos para Português do Brasil:

Kenwood TM-261 Manual PT-BR:
Kenwood TS-2000 Manual PT-BR:
Kenwood TS-570s Manual PT-BR:

Yaesu FT-60R Manual PT-BR:
Yaesu FT-1802M Manual PT-BR
Yaesu FT-2800M Manual PT-BR
Yaesu FT-840 Manual PT-BR:
Yaesu FT-817ND Manual PT-BR:
Yaesu FT-857D Manual PT-BR:
Yaesu FT-897D Manual PT-BR:
Yaesu FT-7800R Manual PT-BR:
Yaesu FT-8900R Manual PT-BR:
Yaesu VX-170 Manual PT-BR:

Icom IC-V8 Manual PT-BR:
Icom IC-2100H Manual PT-BR:
Icom IC-2200H Manual PT-BR:
Icom IC-V8000 Manual PT-BR:
Icom IC-2720H Manual PT-BR:
Icom IC-2820H Manual PT-BR:
Icom IC-718 Manual PT-BR:
Icom IC-706MKIIG Manual PT-BR:



Revisões:
06.Jun.2010 - Manual do Kenwood TS-570s adicionado
26.Jul.2010 - Manual do Yaesu FT-101E adicionado 
06.07.2011 - Link alternativo do Manual do Yaesu FT-7800R  adicionado
19.08.2011 - Manual de serviço do Icom IC-2200h adicionado - em inglês 

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Echolink para iPhone, iPod Touch e iPad

O video a seguir mostra o Echolink rodando no iPhone da Apple:










O aplicativo está disponível via iTunes. No site oficial do Echolink está disponível um FAQ.





domingo, 4 de abril de 2010

Brinquedinho de PU3ELO Eraldo para a banda de 2m

Esta é a antena do colega PU3ELO Eraldo de Nova Petrópolis, RS,  para a banda de 2m. São duas antenas yagi de 12 elementos cada.

Eu já tive a oportunidade de operar a estação e fiz um QSO com um colega radioamador que estava de HT distante 100km com sinal escala cheia. Impressionante

Clique na foto para ampliá-la



terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ICOM cessa a producão do IC-706MKIIG

A ICOM irá cessar a produção do seu popular IC-706MkIIG no dia 9 de Dezembro de 2009. O motivo é a falta de componentes para a sua fabricação. 

A linha IC-706 teve sua fabricação iniciada em 1995 e produziu três modelos:

  • IC-706 (1995-1997)
  • IC-706MKII (1997-1999)
  • IC-706MKIIG (1999-2009)
ICOM IC-706MKIIG




quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Novo ICOM 9100



A ICOM vai lançar um concorrente para o Kenwood TS-2000, o ICOM 9100. O ICOM 9100 irá operar VHF, UHF, HF, 6m, D-STAR e também a banda de 1.2GHz


O folder de lançamento do rádio pode ser encontrado em:
http://www.ab4oj.com/icom/ic9100/IC-9100_prerelease.pdf.


O preço ainda não foi divulgado. Para se ter uma idéia do quanto poderá custar, confira o preço do Kenwood TS-2000 no site da Radiohaus.


Informações no site Rigpix:
Type:Amateur HF/VHF/UHF transceiver
Frequency range:10-160 m + WARC / 50-54 / 144-146 / 430-440 MHz (23 cm/10 W option, UX-9100)
Mode:AM/FM/SSB/CW/RTTY (DV/D-STAR option)
RF Power output:100/100/100/75 W (10 W on 23 cm, with UX-9100)
Receiver system:N/A
Sensitivity:N/A
Selectivity:N/A
Image rejection:N/A
Voltage:13.8 VDC
Current drain:RX: ? A
TX: ? A
Impedance:50 ohms, 3*SO-239, 1*N-type (+1*N-type for UX-9100)
Dimensions (W*H*D):? mm
Weight:? Kg
Manufactured:Japan, 2009-20xx
Other:32 bit IF-DSP. Built-in keyer and HF/50

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Teste do sistema D-STAR

A seguir um video de PY2JF demonstrando o modo D-STAR:



Fonte:
Canal de PY2JF (Youtube)

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Video mostrando o sistema D-STAR (voz digital)

O sistema D-STAR é um sistema de comunicação de dados e de voz digital desenvolvido pela ICOM a partir de estudos da JARL (Japan Amateur Radio League,日本アマチュア無線連盟). Apesar de existirem outros sistemas de comunicação digital desenvolvidos para o uso no serviço de radioamador, o D-STAR é o único sistema em que uma grande empresa de produtos para telecomunicações adota como padrão.

Uma das reclamações que muitos Radioamdores possuem com o sistema D-STAR é que não se trata de um sistema aberto, ou seja, para poder usufruir de seus benefícios, o praticante de Radioamadorismo deve comprar produtos da ICOM.

Uma rápida consulta nos preços dos equipamentos compatíveis com o sistama D-STAR site da Radiohaus mostra que os preços destes aparelhos não são os mais acessíveis.


A seguir segue um video com um QSO entre os Radioamadores CT4RK e CT1FZC, distantes 100km um do outro, utilizando potência de 5W:





Fontes:
D-STAR (ICOM Corporation)
D-STAR (Wikipedia)
ICOM

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Aprovada isenção de impostos para aparelhos de radioamadorismo

Direto do Senado Federal:

A compra de aparelhos específicos para radioamadorismo, quando importados ou adquiridos por radioamador habilitado e participante da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener), poderá contar com isenção dos impostos de Importação e sobre Produtos Industrializados. O benefício será concedido uma única vez, a cada cinco anos, e é estabelecido em projeto de lei (PLS 249/03) do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).


Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN)


O relator, senador Delcídio Amaral (PT-MS), alterou o texto para determinar a revogação da isenção, com a consequente cobrança dos impostos dispensados, de multa e acréscimos moratórios, se, cinco anos após a conquista do benefício, o radioamador deixar de preencher os requisitos para sua concessão ou transferir o equipamento a terceiros sem prévia autorização da autoridade competente.

O relator considerou "pequeno" o impacto financeiro dessa isenção sobre os cofres públicos e classificou como "extraordinário" o trabalho realizado pelos radioamadores. Embora o projeto cause perda na arrecadação do IPI, o líder do governo no Senado, Romero Jucá, também manifestou seu voto favorável. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) lembrou que esta proposição se inspirou em projeto apresentado, em 2001, pelo então senador Robinson Viana.

Também parabenizaram Garibaldi pela iniciativa os senadores Rosalba Ciarlini (DEM-RN), Roberto Cavalcanti (PRB-PB), Efraim Morais (DEM-PB) e Cícero Lucena (PSDB-PB).

Fonte: Senado Federal

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

PV3AVT Ampélio (Silent Key)

O PY3AVT Sr. Ampélio Veronose foi um dos grandes incentivadores do Radioamadorismo em Caxias do Sul. Graças as aulas que ele ministrava, muitos Radioamadores de Caxias do Sul conseguiram êxito nas provas de telegrafia.

No vídeo que é postado abaixo, mostra-se o shack de PY3AVT. Observa-se os equipamentos de rádio montados pelo próprio PY3AVT. O video foi feito um pouco antes do falecimento de PY3AVT Ampélio, em 2007, por PY3AB Márcio.

Muitos Radioamadores em Caxias do Sul começaram a se interessar em montar seus equipamentos graças ao PY3AVT Ampélio.



Fontes:
Vídeo de PY3AB Márcio (Youtube)
Página do PXPY Clube de Caxias do Sul

terça-feira, 21 de outubro de 2008

D-STAR para todos? Ainda não...


Uma das maiores inovações nos últimos 10 anos no Radioamadorismo são os modos digitais. Os modos digitais nos permitem trabalhar estações "mais fracas" devido a maior capaciade de suportar interferências.

Um dos modos digitais em evidência é o D-STAR. O D-STAR é um modo digital proprietário da ICOM. Ou seja, para poder utilizar esta modalidade, o Radioamador necessita comprar produtos da ICOM. Como se pode comprovar, após uma rápida pesquisa no site daRadiohaus, equipamentos da ICOM com tecnologia D-STAR não são baratos.

Uma das críticas feitas por alguns Radioamadores é o fato do D-STAR se tratar de um sistema proprietário. O internacionalmente famoso programador, líder da comunidade de software livre e Radioamador,Bruce Perens (K6BP), está no momento investigando a possibilidade de uma versão alternativa para o D-STAR. Como o desenvolvimento desta versão gratuita ainda está em fase de planejamento, o não se sabe se esta versão alternativa será compatível com o D-STAR da ICOM.

Por enquanto, quem não quiser desembolsar uma quantia considerável para poder operar em D-STAR, pode usar um adaptador USB para IBM PC e Mac. O dispositivo permite codificar e decodificar transmissões D-STAR pela internet (VoIP). Ainda não se tem notícias da venda deste dispositivo no Brasil, mas na internet já é possível obter informações sobre ele no site oficial do dispositivo.

Segue fotos do dongle D-STAR e do software que o acompanha:


Para saber mais:
D-STAR (Wikipedia, em inglês)
Apadtador D-STAR USB (Site Oficial, em inglês)
Site pessoal de 
Radioamadorismo de Bruce Perens (K6BP) , em inglês



segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Yaesu FT 101E

Neste último final de semana, tive a oportunidade de ver a operação do PY3EN Edson durante a sua participação no Concurso Farroupilha 2008. O Sr. Edson faz parte da equipe de operadores do PXPY Clube de Caxias do Sul.

Como de costume, todos os operadores levam seus rádios e utilizam as antenas do Clube.

O equipamento de HF do PY3EN Edson é o sublime Yaesu FT 101E. O que chamou a minha atenção, além do visual vintage foi o som macio deste equipamento. Mesmo com toda a estática característica das bandas de HF, não era desagradável ouvir estações fracas.

Procurando na internet mais informações sobre este rádio, pude comprovar que este rádio é uma lenda entre os radioamadores.

Dentre os sites consultados, está o de Joel Costa com informações em português sobre a linha FT 101 da Yaesu. Acesse-o aqui.

O manual do transceptor pode ser encontrado aqui.


Um comentário:

  1. Muito bacana uma pessoa como Sr. Guider Zolinger se dedicar a fabricação de um rádio que lembra os rádios da minha avó.
    Poderia me informar quando custa um rádio destes e como faz pra encomendar um?


    ResponderExcluir