BLOG DE CARLOS CAVALCANTI: NATAL TERÁ MUSEU DA 2a. GUERRA MUNDIAL

Marcadores

terça-feira, 22 de outubro de 2013

NATAL TERÁ MUSEU DA 2a. GUERRA MUNDIAL

RIO GRANDE DO NORTE


Antiga base da Segunda Guerra Mundial em Natal vai virar Museu


Publicado em 24.01.2013, às 17h53


5707ee7153d9555aed7eeb3654ef73dd.jpg
Edital de licitação será lançado na segunda (28), para contratar empresa responsável pela implantação do Centro Cultural Rampa
Fotos: Divulgação

Kívia Soares
Do NE10/Rio Grande do Norte
Natal, a capital do Rio Grande do Norte, entre as décadas de 20 e 40, foi um ponto estratégico para a aviação mundial pela sua posição geográfica no continente americano. A cidade abrigou uma das bases militares mais importantes durante a Segunda Guerra Mundial. Mas só agora depois de tanto tempo, a história e memória dessa época vai ser colocada à disposição da população. Isto porque, o local em que funcionava a antiga rampa de hidroaviões, às margens do Rio Potengi, vai ser transformado em Museu com a criação do Centro Cultural Rampa.
A informação foi confirmada pelo Governo do Estado e já na próxima segunda-feira (28), será lançado o edital de licitação para escolher a empresa responsável pela obra. O projeto do Centro Cultural Rampa vai contar com o Museu da Rampa e Memorial da Aviação. Os dois equipamentos vão ocupar uma área de 11,4 mil m² e terão o investimento total de R$ 8 milhões do Ministério do Turismo, com a contrapartida de R$ 730 mil do Governo do Estado.

Perspectiva interna do Museu da Rampa
O Museu da Rampa vai abrigar uma área de exposição permanente com o acervo voltado para época da Segunda Guerra e história da aviação. Além disso, o espaço  terá uma área destinada à contemplação do Rio Potengi, que corta toda a cidade, para a bela vista do pôr-do-sol; calçadão à beira do rio ; “American Bar”, que será temático, lojas de souvenir, banheiros, estacionamento para ônibus de turismo, carros de passeio e táxi entre outros.
Já o Memorial do Aviador contará com um auditório para  126 pessoas, espaço em homenagem aos aviadores e promoção de eventos culturais, recepção, bilheteria, área de administração e instalações sanitárias.

Auditório com capacidade para 126 pessoas.
A idéia é fazer do Centro Cultural Rampa, mais um importante ponto de referência e pesquisa. Pois apesar da construção de novos ambientes, segundo o Governo do RN, as características originais do prédio e suas evidências históricas serão preservadas. Haverá recuperação e reconstrução das estruturas degradadas.
De acordo com o secretário adjunto de Tursimo do Estado, George Lima, o local que já é de grande importância histórica vai ganhar mais valorização e agregar um novo aspecto para o potencial turístico da cidade. Segundo ele, Natal precisa de mais espaços como este para sair da "linha sol e mar" e oferecer outros atrativos.O gestor acredita que o início das obras sejam ainda neste semestre, "vamos aguardar o final do processo licitatório para a escolha da empresa, com tudo finalizado vamos dar início a revitalização da Rampa", disse.

Vista lateral do Museu
Os interessados em comprar o edital licitatório devem comparecer à sede Secretaria de Infraestrutura, no Centro Administrativo, das 8h às 12h30. Já o recebimento das propostas acontece no dia 28 de fevereiro, no mesmo local, às 9h.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário